terça-feira, 5 de novembro de 2013

“O Papa vai fazer alguma coisa de importante” – D. Marcelo Sorondo acerca do tráfico de seres humanos

Tolerância zero: este foi o consenso ao qual chegaram os participantes do encontro internacional sobre o tráfico de seres humanos, realizado no Vaticano no último fim-de-semana.
Os organizadores do congresso apresentaram as conclusões na manhã desta segunda-feira, na Sala de Imprensa da Santa Sé. O Chanceler da Academia Pontifícia das Ciências, D. Marcelo Sorondo, reiterou a necessidade de um maior apoio da Igreja na luta contra este crime e uma maior consciencialização acerca do problema.
“A criminalidade que se conseguiu impor é um efeito da globalização da indiferença de que fala o Papa Francisco”, afirmou o Chanceler. D. Marcelo Sorondo declarou ter sido um encontro muito frutífero, tendo a Academia Pontifícia ainda que estudar melhor os modos para pôr em prática todas as sugestões e propostas feitas, incluindo a criação de uma nova rede de combate ao tráfico. D. Sorondo falou à Rádio Vaticano:“Foi o próprio Papa Francisco a indicar que se fizesse este seminário. Vieram pelo menos duas pessoas que, por diversos motivos e diversos anos trabalharam com ele quando era arcebispo de Buenos Aires. Uma destas pessoas é uma escritora que fundou uma associação contra o tráfico de seres humanos e contra a prostituição; a outra pessoa tinha uma associação semelhante e hoje é deputado. Portanto, creio que neste âmbito o Papa Francisco tenha uma sensibilidade especial, conhece diretamente o problema: eis porque nos pediu para o estudar. Depois quando estive com o Pontífice anteontem de manhã, disse-me: ‘Acredito muito no que estais a fazer, porque este é um material precioso e gostaria de fazer alguma coisa com este material. Por conseguinte, penso que, efetivamente, fará alguma coisa, alguma coisa de importante, uma mudança radical.”

 Radio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário