quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Embaixador do Brasil considera saudável retorno das comunidades na Europa



O embaixador do Brasil em Portugal considerou saudável o retorno voluntário da comunidade brasileira na Europa, que justificou com o acelerado crescimento económico do país de origem, associado à crise no velho continente.
"É saudável que muitos brasileiros estejam a regressar a casa e que lá encontrem uma forma de sustento", disse Mário Vilalva à Lusa, à margem de um encontro promovido pela Câmara de Comércio Luso-Brasileira.

O embaixador reagia, assim, à notícia, avançada na semana passada pela agência Lusa, de que o número de imigrantes que pede ajuda para retornar aos países de origem está a registar um grande crescimento e os brasileiros constituem a grande maioria (84%).

"É natural, na medida em que a economia brasileira está a crescer a um ritmo muito acelerado, isso está a atrair mão de obra do mundo inteiro", disse o embaixador, para quem é positivo que também os emigrantes queiram "voltar e usufruir desse momento especial da economia brasileira".
"Especialmente no caso dos que estão na Europa", onde os países estão a viver uma crise e "não têm capacidade para empregar todos os que habitam no território".
Na sua intervenção, o embaixador recordou que a taxa de desemprego no Brasil em 2010 foi de 6,7 por cento e em 2011 a estimativa é de que diminua para 5,8%, o que equivale a uma situação "de pleno emprego" no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário