sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Audiência pública vai discutir situação de haitiano refugiados no Brasil


Uma verdadeira "crise humanitária", representada pela migração em massa de haitianos para o Brasil, será discutida pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na próxima terça-feira (20). A audiência pública, requerida pelo senador Jorge Viana (PT-AC), deverá ter a participação do Alto Comissariado da ONU para Refugiados e de representantes dos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e do Gabinete da Segurança Institucional da Presidência da República.
Segundo Viana, desde janeiro de 2010, com o terremoto que destruiu a capital Porto Príncipe, e também a partir de outubro do ano passado, quando eclodiu uma epidemia de cólera no Haiti, as autoridades migratórias brasileiras identificaram "um fluxo de pessoas muito significativo".
O grave, segundo o senador, é a participação de redes criminosas que ganham dinheiro para introduzir os migrantes no Brasil. As rotas dessas redes, segundo Jorge Viana, passam por países como República Dominicana, Panamá, Equador e Peru. A entrada no Brasil se dá principalmente pelo Amazonas, na região de Tabatinga, ou pela tríplice fronteira Bolívia, Peru e Brasil Acre, nas cidades de Assis Brasil e Iñapari.
Para o senador, a situação é tão grave que de janeiro de 2010 até esse momento, já entraram por essas duas rotas 4 mil haitianos. Somente na cidade de Brasileia (AC), de acordo com Viana, há 850 haitianos em situação "absolutamente precária".
Djalba Lima / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário