quinta-feira, 9 de junho de 2011

Programa previa o uso do banco de dados da Imigração para encontrar imigrantes indocumentados.


Depois de mais de 6 meses de suspense, o governador de Massachusetts, Deval Patrick, decidiu não assinar o “Comunidades Seguras.”
O programa federal já está em vigor em 37 estados americanos, e autoriza o uso do banco de dados da Imigração para que policiais chequem o status de todos os indivíduos presos.

“Na sexta-feira, o governador Patrick enviou uma carta ao ICE explicando os seus motivos para não assinar o programa,” disse Josiane Martinez, porta-voz do governador.

Com a decisão, Massachusetts passa a ser o terceiro estado, depois de Illinois e Nova York a abandonar o programa. Na semana passada o governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse que o programa tem muitas falhas.

Um inspetor federal prometeu analisar as supostas falhas do programa, autoridades federais alegam que o programa foi desenvolvido apenas para prender e deportar imigrantes que cometeram crimes sérios.

O maior argumento contra o Comunidades Seguras é que ele acaba com a confiança que imigrantes colocam na polícia. Em Massachusetts, foram realizadas 6 consultas públicas – todas com vasta maioria imigrante.
A comunidade brasileira compareceu em grande número na reunião de Framingham, e alegou que não se sentiria segura sabendo que pode ser deportado caso a polícia o abordasse no trânsito.

O “Comunidades Seguras” já está em vigor em Boston desde 2008. Até agora, mais de 60% dos imigrantes presos e deportados na cidade não tinham qualquer antecedente criminal.

Nesta terça-feira, 7 de junho, Patrick participa de uma conferência com a imprensa imigrante no Palácio do Governo, quando deve explicar os detalhes da sua decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário