terça-feira, 21 de junho de 2011

DIA DO MIGRANTE EM SÃO PAULO

Conforme o texto base da 26 Semana do migrante, entre ao anos de 2000e 2004 cerca de 262 milhões de pessoas foram afetadas por desastres naturais , de aqui até o ano 2050 mais de 300 milhões de pessoas vão ser obrigadas a migrar por causas do aquecimento global.
O lema da Caminhada dos Imigrantes, que foi realizada neste domingo (19) , com concentração na Pátio do Colégio em São Paulo.foi ” Migrações e Mudanças Climáticas o que temos a ver com isso’ .Com esta Caminhada, queremos dar visibilidade à situação dos imigrantes, para que eles percam o medo de reivindicar seus direitos, como o voto, a livre-circulação, a não criminalização, entre outros”, diz Roverbal Freire do Serviço Pastoral do Migrante, também os imigrantes denunciam as políticas econômicas que não geram postos de trabalho e todas as formas de discriminação que impedem uma integração sul-americana justa e solidária. Esta manifestação faz parte do calendário da CNBB, as comunidades de Chile , Argentina, Peru, Bolívia, Colômbia,Uruguai, Paraguai,Haiti ,México entre outros. Que terminou com uma missa celebrada por Dom Angelicó Saldano com aproximadamente 4.000.00 pessoas ,ele diz que importante e acolher o migrante, que junto dele vem um grande sonho de realização ,também ressalta que Europa tem que abrir as fronteiras ao imigrantes, porque a muitos anos a imigração européia chegou na America Latina. Na homilia chama a todos em especial aos políticos que estão divorciados com o reino de Deus a implantar política Publicas sobre o meio ambiente. Também fala sobre o grande trabalho do Serviço Pastoral do Migrante, que orienta, e conduz a vida do migrante em especial a labor do Padre Mario Geremias do Centro Pastoral. O momento mais emotivo da missa foi quando entram as crianças migrantes portadoras de um grande sonho com a bíblia dentro de uma mala, porque a palavra de Deus e vida e Esperança de um futuro melhor.
Ao termino da missa na Praça da Sé os Grupos folclóricos da Bolívia como São Simon, e Kantuta que através da dança e a riqueza e alegria do folclore e fervor do povo boliviano dançaram como forma de agradecimento ao povo paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário