segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Com O lema Trabalho Decente e Cidadania Universal foi realizada a 6ª Marcha do Imigrantes



O evento foi realizado ontem dia 2 em São Paulo, os imigrantes fizeram o percurso com saída da Praça da Republica continuando pela Avenida São Luiz , Viaduto Maria Paula com uma parada em frente da Câmara Municipal onde houveram apresentações com danças típicas dos países representado na marcha, e oradores que falaram com palavras de apoio ao povo Imigrante a marcha terminou na Praça da Sé ,onde foi realizado um ato político com a falas das comunidades de imigrantes representadas a marcha contou com a presença das centrais sindicais, e Deputado Estadual do PT Adriano Diogo.

Os trabalhadores migrantes são muitas vezes , expostos a péssimas condições de trabalho e sofrem muitas vezes com preconceito e xenofobia . As entidades que trabalham com migrantes como o  Centro  Pastoral dos Migrantes , Centro de Apoio ao Migrante ,Centro de Direitos Humanos , intensificam a luta dos imigrantes no Brasil e dos brasileiros que vivem fora do Brasil com a intenção de lutar por melhores condições de vida e de trabalho.


A Marcha faz parte de uma mobilização mundial dos migrantes  celebrada desde o dia 18 de dezembro de 1980. essa  data que foi instituída pela Organização das Nações Unidas  (ONU) por meio de uma resolução que aprovou a convenção sobre os Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e seus Familiares. O dia Internacional dos imigrantes nasceu com o objetivo de difundir os direitos humanos e as liberdades fundamentais dos imigrantes .


O fenômeno migratório contemporâneo, por sua intensidade e diversificação,
torna-se cada vez mais complexo, principalmente no que se refere às causas que
originam. Entre elas, destacam-se as transformações ocasionadas pela economia
globalizada, as quais levam a exclusão crescente dos povos, países e regiões e sua luta  pela sobrevivência e o aumento das desigualdades entre norte e sul no mundo. 

Nesta Marcha foi reivindicado o direito a voto , uma lei de imigração norteada pelos direitos humanos . Ratificação da Convenção da ONU sobre os Direitos dos Trabalhadores Migrantes, Brasil e o único do MERCOSUL que não ratificou o compromisso 


Miguel Ahumada
Pastoral do Migrante

Nenhum comentário:

Postar um comentário