segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Rede Cáritas de São Paulo realiza Fórum Regional

A Cáritas Brasileira Regional São Paulo realizou no dia 02 de agosto, no Centro Comunitário São Francisco de Assis em Jundiaí, o 1º Fórum Cáritas São Paulo, um momento de sensibilização para a campanha mundial contra a fome, a pobreza e as desigualdades. Com o tema “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”, o foco especial foi para nosso estado em suas realidades de desigualdades, fome e miséria.
Contamos com a presença de 35 pessoas representando as Cáritas (Arqui)Diocesanas de São Paulo, Campinas, Botucatu, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Bragança Paulista, Campo Limpo e Osasco.
Foi um importante momento de acolhida, mística, encontro e partilha das entidades membros que refletiram sobre a temática que trabalharão até 2015 em torno da campanha mundial. Contamos com a assessoria de Maria Rita Marques de Oliveira, docente da UNESP e da Rede SANS UNASUL, que nos falou sobre A fome no estado de São Paulo, Valter Luiz Lara, teólogo e doutorando da Universidade Metodista que nos provocou sobre o tema: a igreja de Jesus Cristo é a igreja dos pobres?, e Marcelo Lemos, do Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira, que abordou as questões mais práticas da campanha mundial no Brasil.
O estado de São Paulo é o estado mais rico do país, porém há altos índices de desigualdades. O estado é dividido em 645 municípios e sua área total é de 248 222,801 km², o que equivale a 2,9% da superfície do Brasil e conta com mais de 43 milhões de habitantes, cerca de 22% da população brasileira. Por outro lado, em São Paulo, houve um aumento na concentração de renda, se há dez anos, 1% da população da capital paulista embolsava 13% da renda total, atualmente abocanha 20%. Já os 50% mais pobres faturam apenas 10,57% da riqueza da cidade.
E diante destas reflexões e provocações , acordamos alguns compromissos:
-  Que cada entidade membro ficará responsável por sensibilizar grupos, pastorais e movimentos para as rodas de conversa e ao final encaminhar 25 instrumentos para construção de mapas sobre a fome. (o anexo verde que está junto com o material das rodas).
-  O prazo será até o dia 05 de novembro de 2014 para o encaminhamento ao Secretariado Regional da Cáritas Brasileira.

-  O Secretariado Regional ficou de elaborar um passo-a-passo para a realização das Rodas de Conversa e o preenchimento do instrumental para construção de mapas.

- Que na Assembleia Regional, em 13 de setembro, que as Rodas de conversa estejam contempladas na metodologia do dia.

 16 de outubro, Dia de Mobilização Regional em torno da campanha mundial contra a fome, a pobreza e as desigualdades. Com o tema “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”, realizando alguma atividade/momento que faça eco sobre a campanha.
Terminamos   com a certeza de que foi um encontro especial, com formação, mobilização e integração. Agora depende de nossas entidades membros assumirem esse compromisso que é de todos nós!
por Serginho Silva, secretário executivo da Cáritas Brasileira Regional São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário