quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Mais de 1.800 hondurenhos deportados dos EUA


O Centro de Atendimento ao Migrante Retornado (CAMR) confirmou que os Estados Unidos deportou mais de 1.800 hondurenhos em apenas um mês e sete dias deste ano.

Os últimos 102 repatriados chegaram ontem ao aeroporto capitalino de Toncontín, depois da frustração de melhorar suas condições econômicas no país do norte, onde residem mais de um milhão de compatriotas.

A diretora do CAMR, Sor Valdette Willeman, considerou elevada a quantidade de repatriados de maneira forçada em comparação com as cifras do ano passado, reproduz o jornal El Heraldo.

Durante janeiro de 2011, os deportados dos Estados Unidos somaram ao redor de 1.360, enquanto os regressados no mesmo mês deste ano foram 1.571.

A maioria dos repatriados foram interceptados pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas no estado do Texas.

Muitos dos emigrantes devolvidos trabalhavam na área da construção, cozinha e outros serviços domésticos, e enviavam remessas a suas famílias.

Outros, tentavam cruzar a fronteira com o Texas em busca do "sonho americano", acrescenta.

Embora os devolvidos ao país não puderam legalizar sua permanência nos Estados Unidos, continua o êxodo de hondurenhos rumo a esse território pela falta de oportunidades de inserção trabalhista e desenvolvimento econômico, expressou Willeman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário