A Pastoral do Migrante
Desde o terremoto de 2010 que devastou o país caribenho, cerca de 6 mil haitianos chegaram ao Brasil. Segundo o governo brasileiro, cerca de 1.600 já tiveram sua situação migratória regularizada regularizada por meio de residência humanitária concedida pelo Conselho Nacional de ICNIg, do Ministério do Trabalho.
Presença da Igreja e acolhida: A Igreja Católica, através das Congregações Scalabrinianas (Irmãs e Padres) e da Pastoral dos Migrantes (SPM) esforça-se para acolher esses imigrantes viabilizando-lhes casa, alimentos, remédios, cursos de língua portuguesa, cursos profissionalizantes, e, encaminhando-os para postos de trabalho em Manaus, Rondônia, Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais.
Agora e uma coisa lògica , pois enquanto persisterem as causas da emigração , havera emigração , ela pode ser melhor organizada? Claro que sim! o Brasil tem posibilidade de acolher mais haitianos? Claro que tem!, O que o Brasil precisa è estabelecer uma verdadeira política migratoria.
É preciso encurtar as distancias entre os povos, globalizar a vida é os povos , e não só o dinheiro, as fronteiras se abrem para o Capital , mais se fecha ao ser humano.
Por ultimo , para nós cristãos , de qualquer denominação, e que temos a biblia como mestra guia e la nos diz ” Quando um imigrante habitar com vocês no pais , não o oprimam, O imigrante será para voces um concidadão; você o amará como a si mesmo, porque vocês foram imigrantes na terra do Egito “
Boa tarde! Qual o endereço da Pastoral? Obrigada.
ResponderExcluirjessicavoliveira@hotmail.com