sexta-feira, 13 de agosto de 2021

UNOPS realiza reformas na pastoral do migrante de Cuiabá

 


  • O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) está implementando melhorias nas instalações do Centro de Pastoral para Migrantes (CPM) de Cuiabá, o principal local de acolhimento de estrangeiros na capital mato-grossense
  • Com o apoio do escritório da ONU especializado em serviços de gestão de projetos, o Centro, que recebe cerca de 100 pessoas por mês, passou por melhorias em instalações elétricas e sanitárias, além de reformas no piso, na pintura e na divisão dos quartos
  • As obras foram feita com recursos do Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio de uma parceria com o UNOPS pela qual recursos advindos de ações do MPT são revertidos para iniciativas de impacto na comunidade local
  • A parceria entre o UNOPS e o Centro de Pastoral do Migrante existe desde 2019. Atualmente, o UNOPS está realizando nova fase da reforma. Outro projeto concluído prevê a construção de uma edificação que sirva como recepção para o local, em uma área separada dos dormitórios. 
Legenda: O alojamento do Centro passou por reformas e mudanças na divisão dos quartos, que passaram a acomodar, no máximo, quatro pessoas

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) está implementando melhorias nas instalações do Centro de Pastoral para Migrantes (CPM) de Cuiabá, o principal local de acolhimento de estrangeiros na capital mato-grossense. Com o apoio do escritório da ONU especializado em serviços de gestão de projetos, o Centro, que recebe cerca de 100 pessoas por mês, passou por melhorias em instalações elétricas e sanitárias, além de melhorias no piso, na pintura e na divisão dos quartos, que passaram a acomodar, no máximo, quatro pessoas. 

As benfeitorias integram projeto do UNOPS com o Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio do qual recursos advindos de ações do MPT são revertidos para iniciativas de impacto na comunidade local. Boa parte dos migrantes atendidos pelo Centro são originários da Venezuela, da Colômbia ou de Cuba. 

"A legislação brasileira determina que o objetivo maior da condenação em dinheiro é a reconstituição dos bens lesados da comunidade atingida", diz nota encaminhada pela Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região. "Assim, o MPT entende que há maior adequação e efetividade da destinação de recursos obtidos quando voltados para uma atividade de suma importância para a comunidade local, sendo inegável a relevância do Centro de Pastoral para Migrantes de Cuiabá no acolhimento de migrantes, pessoas, via de regra, em situação de vulnerabilidade."

"Com nosso trabalho por aqui, conseguimos 'desafogar' um pouco a situação de cidades como Boa Vista e Manaus", explica o diretor do CPM, padre Valdecir Molinari. Fundado em 1980, o Centro foi criado para acolher pessoas que advém de migração interna, comumente de estados das regiões norte e nordeste do país. Em média, os estrangeiros ficam no local por cerca de três meses, até que consigam estruturar a vida no Brasil. 

"Fazemos um acompanhamento bastante completo, com diálogo, auxílio na obtenção de documentos, digitalização. Mesmo que a Polícia Federal ofereça muitos desses serviços pela internet, o migrante tem dificuldade de encontrar tudo o que precisa. Então, prestamos esse apoio", acrescenta Valdecir. Além do auxílio para regularização da situação, o Centro faz parcerias para realização de cursos profissionalizantes, para o ensino de português como segunda língua e para formações focadas em empreendedorismo.

Legenda: Antes e depois da reforma dos pisos do Centro de Pastoral para Migrantes

No UNOPS, o apoio ao Centro de Pastoral do Migrante existe desde 2019. De lá para cá, já foram elaborados projetos arquitetônicos e de engenharia para a ampliação do espaço, com previsão de construção de um anfiteatro e de uma quadra de esportes. Atualmente, o UNOPS está realizando nova fase da reforma. Outro projeto concluído prevê a construção de uma edificação que sirva como recepção para o local, em uma área separada dos dormitórios. 

"Nossa parceria com o Ministério Público do Trabalho gera resultados de impacto, em muitas frentes. Conseguimos, assim, auxiliar pessoas vulneráveis, ao mesmo tempo em que trazemos mais agilidade e transparência à aplicação de recursos públicos", destaca a representante do UNOPS no Brasil, Claudia Valenzuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário