terça-feira, 31 de agosto de 2021

México bloqueia caravana de migrantes

 

A caravana migrante, na fronteira de El Ceibo.TERESA DE MIGUE

Uma caravana de cerca de 300 migrantes, a maioria centro-americanos, foi retida por guardas federais nesta segunda-feira, quando seguia por uma estrada do estado mexicano de Chiapas (sul) em uma tentativa de chegar à fronteira com os Estados Unidos

Segundo a polícia estadual, o grupo é formado, em sua maioria, por salvadorenhos, hondurenhos e guatemaltecos, além de haitianos, entre eles mulheres e crianças. A operação terminou com cerca de 80 detidos, segundo uma fonte da polícia. Vídeos divulgados pela imprensa local mostram os migrantes respondendo com pedradas ao cerco dos guardas .

O grupo havia deixado Tapachula, na fronteira com a Guatemala, no sábado, com cerca de 700 pessoas, mas enfrentou em seu trajeto operações policiais em que migrantes foram detidos e outros, principalmente famílias, desistiram de seguir adiante.

O Instituto Nacional de Migração (INM) informou que destituiu dois agentes flagrados em vídeo agredindo migrantes desta caravana quando iniciava sua trajeto no sábado. Ambos os agentes foram punidos "por ação indevida", ao mesmo tempo que foram abertas investigações para determinar a sanção para essa conduta, detalhou o comunicado do INM.

Outra caravana, com cerca de 200 migrantes, deixou hoje Tapachula com o objetivo de chegar à fronteira com os Estados Unidos. Nesse grupo estão haitianos que haviam protestado porque o Instituto Nacional de Migração (INM) demorou a entregar a eles o prometido passe de trânsito livre.

Os migrantes, que fogem da violência e da pobreza, procuram chegar aos Estados Unidos em busca de refúgio. Após a chegada do democrata Joe Biden à presidência dos Estados Unidos, multiplicou-se o número de migrantes que tentam fazer a travessia ilegal do México, muitos deles menores de idade.

Para conter a migração ilegal, o governo mexicano mobilizou 27.562 membros das Forças Armadas em suas fronteiras sul e norte.

Estado de Minas 

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário