quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Ministro Carlos França diz que asilados e imigrantes são bem acolhidos

 

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, participou nessa quarta feira de uma videoconferência internacional para tratar da imigração entre os países da América Latina. Em seu discurso, o chanceler abordou a migração no continente. Ele reforçou que, mesmo diante da pandemia, o compromisso do Brasil em acolher imigrantes e os pedidos de asilo no país foi mantido.

O chanceler disse que fluxo migratório tem caído diante das restrições sanitárias. Mas lembrou que asilados e imigrantes, quando entram no país, têm recebido o mesmo acesso dos  brasileiros às vacinas contra a covid 19.

O ministro afirmou ainda que o Brasil mantém o espírito de boas vindas à aqueles que escolhem o país para morar e trabalhar.

Carlos França  falou sobre a situação dos indígenas venezuelanos, considerados  uma população vulnerável , que entraram no grupo prioritário para vacinação. Ele lembrou que  passam de 265 mil os venezuelanos que hoje possuem documentos brasileiros.

A operação Acolhida, criada em 2018 e que tem o apoio do Exército, filtra os cidadãos que chegam nas fronteiras e faz a transferência  para mais de 665 cidades, onde encontram melhores condições de trabalho e de permanência.

Carlos França disse ainda que o Brasil luta contra a pandemia, mas sem descuidar da recuperação econômica e geração de emprego, que continuam sendo prioridades do governo.

Participaram do encontro representantes do Panamá, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador e México.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

agenciabrasi

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário