quinta-feira, 1 de junho de 2017

A família Scalabriniana celebra a vida e obra neste dia 1º de junho o Bem-aventurado João Batista Scalabrini


A Congregação dos Missionários de São Carlos, também conhecidos como carlistas ou scalabrinianos, foi fundada pelo Beato João Batista Scalabrini e tem como patrono São Carlos Borromeu. A Congregação tem como lema: Eu era estrangeiro e me acolhestes . Por ser um piedoso homem, extremamente preocupado com a difusão do Evangelho, Scalabrini foi definido pelo Papa Pio  como o Apóstolo do Catecismo.
Os escalabrinianos são umafamilia religiosa católica, constituída por duas congregações e um instituto secular, fundada por Dom João Batista Scalabrini em Piacenza.
Após elaboradas as regras, a Congregação foi aprovada pelo Papa Leão XIII, a  28 de novembro de 1887. Sua finalidade é a formação religiosa, moral, social e legal dos . Para cumprir esta finalidade, Dom Scalabrini fundou também, em 1895 , um segmento feminino, a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu, que proporcionou grandes frutos, dentro da pregação e ensino catequético aos imigrantes. Diversas outras congregações scalabrinianas expandiram-se rapidamente pelo mundo.

Scalabrini, em sua ação missionária, assumiu com solicitude as situações sofridas dos migrantes, no compromisso profético e solidário, fruto de uma espiritualidade  e encarnada de um Deus peregrino e amigo, que nos chama, a trocar o medo a e desconfiança por uma abertura fraterna, onde não haja mais "órfãos nem peregrinos", mas irmãos. Os migrantes, nas várias formas de movimentos e mobilidade humana, são portadores de valores e construtores de uma nova sociedade em que as culturas se interpretam e se entrelaçam.”

"Para o migrante a pátria é aquela que lhe dá o pão". J. B. S.

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário