terça-feira, 30 de maio de 2017

"Fenómeno migratório põe à prova a nossa capacidade"

Papa Francisco, por via da Nunciatura Apostólica, enviou carta para as Conferências do Estoril sobre tema das migrações. "Reconheçam a cada migrante os seus direitos fundamentais", apela a Santa Sé.

"O próprio fenómeno migratório põe à prova a nossa capacidade de dar espaço a formas de acolhimento solidário e hospitalidade inteligente, que, tendo em conta a igual dignidade de cada pessoa e o dever da solidariedade para com os mais débeis, reconheçam a cada migrante os seus direitos fundamentais", escreveu a Santa Sé na carta enviada à organização das Conferências do Estoril 2017.
Segundo Teresa Violante, a presidente executiva das Conferências do Estoril, a organização pediu ao Papa Francisco que, "dentro das suas possibilidades", se associasse ao evento. O pedido foi acolhido e o Papa Francisco enviou uma mensagem, através de uma carta enviada pela Nunciatura Apostólica - e lida por Teresa Violante, a propósito do tema em destaque nas conferências, dedicadas ao tema "Migração Global: Sair de casa num mundo globalizado".
"Sua santidade, o Papa Francisco, acolhendo de bom grado o pedido de um sinal de presença na 5.ª edição do 'Estoril Conferences', saúda organizadores e participantes, animando-os a uma mútua e frutuosa partilha de saber e experiência, assente na nossa dignidade comum e o serviço de um futuro necessariamente comum, que ajude a conjugar as múltiplas iniciativas de bem fazer e boas vontades dispersas, para se vencer o desafio de uma globalização sem marginalização, de uma globalização da solidariedade", pode ler-se na mesma carta, enviada pelo secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, em nome de Francisco.
De acordo com a carta enviada pela Nunciatura Apostólica, o desafio da globalização solidária "exige uma visão universalista do bem comum, que obriga a alongar o olhar até satisfazer as exigências da família humana inteira".
Jornal de noticias
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário