sexta-feira, 5 de maio de 2017

Biblioteca de SP promove oficina de currículos para imigrantes

A onda anti-imigração toma a Europa e os Estados Unidos. São fronteiras fechadas e milhões de refugiados sem ter para onde ir, fugidos das guerras que assolam seus países. Ao bater na porta de lugares supostamente mais tranquilos, dão de cara com leis – muitas vezes cruéis – que barram suas entradas e a expectativa de um recomeço digno.
Na Europa, crianças morrem em travessias tenebrosas pelo mar. Nos Estados Unidos, o tresloucado novo presidente cria leis – barradas, é importante saber – que mais se aproximam da xenofobia que da suposta proteção americana. Governos e políticos são eleitos com discursos igualmente preconceituosos.
foto: Hugo Lana
No Brasil, essa onda cruel não se faz ouvir. Até se faz, mas com a rouquidão de tresloucados. Depois da aprovação da Lei de Migração, em abril, nesta semana um grupo anti-imigração foi à Av. Paulista protestar contra a “islamização do Brasil”. Puro discurso de ódio, que culminou em conflito: Hasan Zarif, palestino e criador do restaurante Al Janiah – local de confraternização entre os refugiados no Brasil – foi detido. Zarif também é líder do movimento Palestina para Tod@s.
A nova lei é considerada um “avanço” por especialistas, já que não criminaliza o imigrante e não faz deste uma “ameaça”. O documento detalha diretrizes de políticas públicas para esses grupos, bem como o repúdio ao racismo e princípios pautados nos direitos humanos. O acesso a serviços públicos também torna-se igualitário.
Nesse sentido, como forma de apoio a imigrantes, a Biblioteca de São Paulo promove neste domingo (7/5), a partir das 15h, uma oficina de elaboração de currículos. Diante das dificuldades em novo solo, os imigrantes precisam de ferramentas para ingressarem no mercado de trabalho – sobretudo em uma cidade competitiva como São Paulo.
As atividades da oficina Compartilhando Saberes serão ministradas em português e terá o apoio de tradutores de espanhol, inglês e francês. Para participar, é preciso ir com 30 minutos de antecedência e retirar senha no balcão de atendimento da Biblioteca.
A oficina é gratuita e foi desenvolvida em parceria com o coletivo Sí, Yo Puedo; e o Núcleo de Estudos Sobre Migrações, Gênero e Direitos Humanos (Nemigddhhs). A Biblioteca de São Paulo está na Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, ao lado da Estação Carandiru do Metrô. Mais informações no telefone 2089-0800.
fotos: Paulo Pinto – Fotos Públicas (topo) / Paulo César Rocha – Governo SP
Sp Norte
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário