segunda-feira, 29 de maio de 2017

ACNUR destaca a necessidade de cooperação regional solucionar deslocamento forçado na América Central

O Alto Comissário Assistente para Proteção do ACNUR, Volker Türk, participou do primeiro Diálogo Regional de Proteção, onde abordaram as conquistas e desafios na proteção nacional e internacional junto aos representantes de El Salvador, Guatemala e Honduras e trataram do caminho a seguir para uma resposta regional.
SAN SALVADOR, El Salvador, 24 de maio de 2017 – “O que temos em países da América Central não é um problema de migração, é uma crise de refugiados”, indicou o Alto Comissário Assistente para Proteção da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Volker Türk, durante sua visita a El Salvador, Guatemala e Honduras. “Precisamos de uma resposta integral e efetiva para essa crise de deslocamento, que envolve toda a região”, destacou.
Volker Türk indicou que o objetivo do Diálogo de Proteção é “alinhar soluções operacionais e regionais à problemática multicausal de refugiados. Dessa forma, o diálogo nos permite visualizar o progresso que os países da região tiveram para aceitar as realidades de deslocamento e migração nos últimos anos e levar soluções desde o foco regional e internacional”.
Türk começou sua visita em El Salvador, reunindo-se com o vice-presidente do país, Oscar Ortiz. Ambos inauguraram a Oficina Local de Atenção às Vítimas (OLAV) no Centro de Atenção Integral para Migrantes La Chacra. Uma das prioridades do ACNUR é apoiar os esforços do Estado de El Salvador na resposta às vítimas da violência por meio do OLAV.
Durante o evento de inauguração, o Alto Comissário Assistente para Proteção afirmou que a proteção do indivíduo é o mais importante. “É fundamental que encontremos rotas e maneiras para assegurar que [as pessoas que retornaram] possam reintegrar-se na sociedade”, comentou.
O vice-presidente Ortiz concluiu o encontro reiterando o compromisso de seu governo com as vítimas. “Vamos a continuar com esse trabalho, vamos a continuar fazendo com que o sistema cresça, acreditamos que deve ser um esforço transversal para colocar o foco integral no tema da violência”. 

Em Honduras, Volker Türk reuniu-se com professores de uma comunidade em Tegucigalpa para tratar das dificuldades que os estudantes enfrentam por causa da violência. Um dos professores comentou: “Nós docentes somos pais, psicólogos, amigos. Temos que cumprir com todas as funções e temos medo. Nos sentimos sós”.
O ACNUR e seu parceiro Save the Children desenvolveram iniciativas em centros comunitários, principalmente com jovens e adolescentes, proporcionando apoio psicossocial em escolas afetadas pela violência. Os planos estão sendo desenvolvidos junto com professores para responder às necessidades de proteção especificamente nas escolas.
Na Guatemala, onde aconteceu o Primeiro Diálogo de Proteção, Türk se reuniu com o vice-ministro das Relações Exteriores para discutir a pressão crescente no sistema de refúgio, que registrou um aumento de 200% nas solicitações somente no ano passado. O Alto Comissário Assistente também se reuniu com os parceiros do ACNUR no país, que dão apoio vital para os deslocados e aqueles que estão em trânsito e precisam de proteção. Um foco particular da visita foi abordado nas necessidades específicas das crianças que estão deslocando-se, assegurando que os abrigos especializados no caminho tenham a infraestrutura necessária para apoiá-los e protegê-los.
Nas Américas, foram registrados 182.400 refugiados e solicitantes de refúgio de El Salvador, Guatemala e Honduras no final de 2016. Isso representa um aumento de 68% em comparação com os números registrados em 2015. Somente no ano de 2016, houve 91.900 novas solicitações de refúgio de cidadãos dos países acima mencionados. Os números altos de deportações são igualmente preocupantes, com 216.900 pessoas deportadas para a Guatemala, Honduras e El Salvador do México e dos Estados Unidos em 2016. Isso cria uma pressão enorme nas capacidades de recepção e cria vazios significativos na proteção. 
Acnur
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário