sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Manifesto do SPM, após incêndio em São Paulo que vitimou imigrantes – Brás


O SPM – Serviço Pastoral do Migrante em conjunto às instituições e órgãos que atuam junto a defesa da dignidade humana e respeito à vida de cidadãos locais e migrantes, entidades pela moradiachama a atenção da sociedade e cobra das autoridades competentes nas esferas municipais, estaduais e federal, respostas urgentes e concretas a respeito dos assuntos destacados por ocasião do incêndio ocorrido em 23/11 na cidade de São Paulo, que vitimou 4 pessoas, feriu outras 4 e desalojou no total 24 pessoas. Fato que aconteceu no bairro do Brás, na Avenida Celso Garcia, esquina com a Rua Bresser.

Chamamos a atenção para a questão da imigração latino-americana. O Brasil é Estado Parte do Acordo Mercosul, firmado em 2002 e em vigor desde 2009. É urgente que os meios de comunicação atuem junto às comunidades migrantes no intuito de promover a regularização da situação destes. Este trabalho deve ser realizado em conjunto com órgãos oficiais do governo dos Estados Parte do Mercosul e instituições, associações, organizações ligadas e atuantes junto às migrações. Este trabalho conjunto diminuirá drasticamente a situação de irregularidade, permitindo que cada um possa circular, atuar com dignidade e sendo respeitado como cidadão atuante no Brasil,País de destino de muitos grupos da América Latina. Podem atuar de maneira legalizada no mercado de trabalho, diminuindo de maneira considerável a atuação de empregadores ilícitos, que agem a margem da legislação trabalhista. 

É um direito previsto no Acordo! Sendo previstas sanções penais por práticas de preconceito, sistema escravo de trabalho, xenofobia, ............

Além do Acordo Mercosul, tramita no Congresso a nova lei de Migração (PL 2516/15 de autoria de Senador Aloysio Nunes (PSDB-SP).Esta lei dispõe sobre os direitos e os deveres do migrante e estabelece princípios e diretrizes para as políticas publicas. Esta norteada pelo princípios dos direitos humanos.

Outra  demanda . A convenção do ONU  sobre a Proteção dos Direitos dos Trabalhadores Migrantes e Membros de sua Família é um instrumento importante para garantir os direitos dos trabalhadores imigrantes e diminuir sua vulnerabilidade á escravidão . O Brasil e o único pais do MERCOSUL que ainda não assinou a Convenção da ONU

O acesso à moradia é outra situação negativa que se destaca neste fato de 23/11. A especulação imobiliária, que dificulta o acesso a uma moradia digna e segura, a busca de lucro certo e imediato, a concentração de capital fazem surgir os exploradores de mão de obra barata, pessoas e empresas aproveitadoras da situação de irregularidade quanto à documentação dos imigrantes e baixa renda dos migrantes, que buscam nas grandes cidades uma forma de construir uma vida melhor e ainda, a grande maioria além de se manterem, atenderem suas próprias necessidades, tem a responsabilidade de atender as famílias que ficaram nas cidades ou países de origem.

Deste modo são urgentes que se criem frentes de atuação junto às comunidades migrantes com a finalidade de regularização de situação no Brasil à luz do Acordo Mercosul. Que se repense o planejamento urbano e avaliar espaços ociosos que possam converter-se em habitação com vistas a permitir acesso a moradia digna que valorize a vida do ser humano seja ele de qualquer origem, raça, credo religioso. Que as leis em trâmite ou as leis vigentes entrem em vigor e sejam respeitadas de maneira integral, sendo para isso necessária preparação dos órgãos oficiais e parceiros para aplicação das referidas leis.

O SPM – Serviço Pastoral do Migrante – Pastoral Social vinculada à CNBB, fundada em 1985, no seu papel de promover os direitos humanos, sociais, econômicos, políticos e culturais dos migrantes e imigrantes nas comunidades de origem, trânsito e destino faz voz pela participação dos governos nas três esferas, da sociedade e demais instituições, associações, organizações civis para estas ações urgentes e necessárias.

A cidade de São Paulo e o Brasil só tem a ganhar com estas atitudes, em movimento de valorização da vida e respeito ao próximo. A integração das culturas local (também formada pelas imigrações), migrantes e imigrantes enriquecem e trazem uma visão mais ampla do mundo e do bem viver. O desenvolvimento da cidade e do país se reflete na aceitação do outro, na necessidade de se capacitar para atender a demanda do mercado de trabalho...

Diante do incêndio, ocorrido no Brás, entre a Rua Bresser, com a Av. Celso Garcia, dia 23.11, que vitimou três adultos e uma criança, o SPM-Serviço Pastoral dos Migrantes, vem a público gritar, com mais organizações e entidades, pelo direito à cidade, à moradia digna e melhores condições de vida para migrantes ou não migrantes. A especulação imobiliária concentra o solo urbano e encarece o acesso à moradia. No mesmo imóvel, donos ou intermediários  alugam ou sub-alugam espaços para mais de uma família, auferindo grandes lucros, de modo que um cortiço acaba sendo mais rentável que um aluguel comum. Imigrantes com dificuldades na documentação, ou mesmo por não conseguir fiador, acabam buscando moradias em péssimas condições de segurança, com menos exigências burocráticas.  Ao longo dos anos, o poder público, nas três esferas,  não contemplou adequadamente a população de baixa renda com moradias populares e hoje o déficit habitacional é gigantesco.
Quanto ao trabalho preventivo, em moradias e oficinas, nos somamos a todas organizações de imigrantes e movimentos de moradia, no sentido de conscientizar as pessoas no sentido da segurança na moradia e trabalho.

Que este fato nos leve ao compromisso permanente com a vida das pessoas, articulando-se nas comunidades, organizações, poder público, para garantir direitos e evitar a morte prematura.

SPM – Servio Pastoral dos Migrantes 

www.miguelimigrante.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário