sábado, 12 de novembro de 2016

CELAC realiza V Reunião sobre Migrações


Realizou-se nesta terça-feira, 8, em Santiago, a primeira jornada da V Reunião sobre Migrações da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), que conclui nesta quarta-feira, 9. O Chile co-preside o encontro regional junto com a República Dominicana, que preside a CELAC.

De acordo com a chancelaria chilena, as reuniões sobre migrações da CELAC são um espaço político que tem por objetivo abordar a problemática migratória bem como os desafios para ações regionais no âmbito das migrações internacionais.
A primeira reunião, realizada em Honduras em 2012, destacou o propósito de formular as bases de uma estratégia regional da CELAC sobre o tema. A segunda reunião, deu-se em 2013, na Costa Rica, a terceira em 2014 no Equador, e a quarta, no ano passado em El Salvador.

Durante o evento, os representantes dos países membros tratam de questões ligadas aos direitos humanos das pessoas migrantes, mobilidade trabalhista, atenção consular, migração irregular, tráfico de pessoas, atenção à crianças e adolescentes migrantes acompanhados ou não, fortalecimento da normativa migratória, e migração e desenvolvimento.

No evento realizado em Santiago, será feita uma análise da panorâmica migratória regional, revisão do documento conceitual político sobre migrações da CELAC, assistência e atenção à crianças e adolescentes, e migração e trabalho na América Latina e o Caribe.
Além disso, os países membros determinarão os desafios comuns e os assuntos de interesse que serão abordados posteriormente na X Reunião de Alto Nível CELAC – União Europeia sobre Migrações que será realizada nos dias 10 e 11 deste mês, também na sede do ministério de Relações Exteriores do Chile, em Santiago.


Inforel

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário