segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Portugal vai acolher mais 1.010 refugiados até 2019

O Governo anunciou  que Portugal vai acolher mais 1.010 refugiados até 2019, um acordo celebrado no âmbito do programa de reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Com este novo compromisso com a ACNUR, os 1.010 refugiados em Portugal juntar-se-ão aos 1.700 que já se encontram no país, estes últimos ao abrigo do Programa de Recolocação da União Europeia.
À agência Lusa, Rosa Monteiro, secretária de Estado da Cidadania e da Igualdade, frisou que este compromisso de receber 1.010 refugiados a partir deste ano “decorre da boaexperiência de bom acolhimento e de integração que Portugal vem desenvolvendo”.
Para o reforço do acolhimento de refugiados, Portugal vai manter “a mesma lógica descentralizada e a mesma estrutura de trabalho com a sociedade civil”, garante a mesmo do Governo.
Este programa do ACNUR prevê a colocação, em países europeus, de 50 mil refugiadosaté ao final do próximo ano. O plano sucede ao Programa de Recolocação da União Europeia para dar resposta ao fluxo de migrantes que chegam à Europa.
Rosa Monteiro falou na sessão de lançamento da publicação “Abordando o Deslocamento Forçado através do Planeamento e Cooperação de Desenvolvimento: Orientação para Decisores Políticos e Profissionais”, organizada pelo Alto Comissariado para as Migrações e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), no Auditório do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes, em Lisboa.
ZAP // Lusa
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário