quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

O número de migrantes irregulares que entraram na União Europeia em 2017 foi o mais baixo em quatro anos


Resultado de imagem para frontex

De acordo com o relatório divulgado hoje pela Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex), o número - cerca de 204.000 - representa uma redução significativa em relação aos 511.000 de 2016 e aos 1,8 milhões de 2015.

Apesar da diminuição, os números continuam a ser superiores aos registados até 2014 e assinalam que a "pressão sobre as fronteiras externas da União Europeia permanece alta", observou a Frontex.

Esta queda verifica-se principalmente nas rotas do Mediterrâneo oriental, com destino à península balcânica, e central, em direção a Itália.

Os dados do primeiro semestre de 2017 faziam prever um fluxo migratório semelhante ao do ano anterior, mas a partir de julho e até final do ano, com a evolução da situação interna da Líbia, o número de migrantes desceu para metade dos registados no primeiro semestre.
A isto, junta-se a diminuição do número de eritreus, somalis e etíopes a atravessar o Mediterrâneo, que caiu para cerca de um quarto em relação a 2016.

O relatório aponta ainda que no Mediterrâneo ocidental, vindos de Marrocos, Argélia e Tunísia, e tendo como destino primeiro ou de passagem Espanha, o número de migrantes ilegais duplicou em relação a 2016, com aproximadamente 23.000 a tentar a entrada no espaço europeu por esta via.

A Frontex estima que com o aumento de migrantes oriundos do norte de África, no final do ano estes representavam dois terços do número total de migrantes que chegaram às costas dos países da União Europeia.

Apesar do aumento, o número de migrantes a entrar pelo Mediterrâneo ocidental continua abaixo dos valores anteriores a 2014, quando variou entre 72.000 e 141.000, diz a agência.
A Frontex conclui ainda que o mar Mediterrâneo continuará a ser a principal porta de entrada para a UE em 2018.

DW

www.miguelimigrante.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário