segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Papa contra as reacções discriminatórias e xenófobas


Papa. Foto: ANSA/Osservatore Romano

O Papa Francisco recebeu este sábado, no Vaticano, os membros da Federação Internacional das Universidades Católicas onde apelou à responsabilidade social para “a construção de um mundo mais justo e humano”.
Na conclusão do encontro da Federação Internacional das Universidades Católicas realizado em Roma, de 1 a 4 de Novembro, e que teve como tema “Refugiados e Migrantes em um mundo globalizado: responsabilidade e respostas das universidades”, o Papa iniciou o seu discurso recordando as actividades deste organismo, que, “em menos de um século, se propôs promover a formação católica, ao nível superior, valendo-se da grande riqueza que deriva do encontro de tantas e diversas realidades universitárias”.
Aos participantes, o Papa argentino sublinhou que as reflexões feitas no encontro estavam centradas “na Doutrina Social da Igreja” e procuraram superar os “preconceitos e temores sobre o pouco conhecimento do fenómeno migratório”.
Neste sentido, o Papa Francisco recordou a necessidade da contribuição dos membros desta federação e colocou em evidência três âmbitos da sua competência: “pesquisa, ensino e promoção social”.
“As universidades católicas sempre procuraram harmonizar a pesquisa científica com a teológica, mantendo o diálogo entre fé e razão”, todavia é fundamental fazer “estudos sobre as causas remotas das migrações forçadas, procurando soluções práticas para assegurar às pessoas o direito de não terem que emigrar”.
Por outro lado, - acrescentou o Papa – “é igualmente importante reflectir sobre as reacções negativas, às vezes até discriminatórias e xenófobas, que a chegada dos migrantes suscita nos países de antiga tradição cristã, promovendo itinerários de formação das consciências”.
Aos membros pediu que estas instituições universitárias adoptem “programas para favorecer a instrução dos refugiados, em vários níveis, seja através de cursos, mesmo à distância, para os que vivem em campos ou centros de assistência, seja através de bolsas de estudo, que lhes permitam uma digna reinserção”.
Radio Vaticano
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário