quinta-feira, 23 de novembro de 2017

9º Diálogos no Centro de Estúdios Migratórios da Missão Paz , OIT, UNICAMP e PUC-Minas

Inserção Laboral de Migrantes Internacionais: transitando entre a economia formal e informal no município de São Paulo

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé e texto

A presença de migrantes internacionais na economia informal apresenta concentração crescente, em particular pelas formas de organização das cadeias migratórias, suas redes e pelo mercado global do trabalho imigrante.  A participação de parcela expressiva de migrantes no mercado de trabalho enfrenta, dentre outros fatores, a inserção informal nas atividades laborais. Nesse contexto, é importante destacar que a Recomendação 204 da OIT reforça a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório e a necessidade de garantia de direitos e proteção social aos trabalhadores, estendendo "progressivamente a todos os trabalhadores da economia informal, tanto na lei como na prática, a segurança social, a proteção da maternidade, as condições de trabalho decente" (OIT, 2015 p. 9).

Quem são esses trabalhadores migrantes em São Paulo? Como esses migrantes percebem sua situação laboral? Qual influência o projeto migratório em seu trabalho atual no mercado informal ou vice-versa?  Quais são os setores produtivos que detém maior concentração de migrantes?  Quais são as características do trabalho informal entre este contingente populacional?  Quais os obstáculos enfrentados para a formalização dos trabalhadores migrantes?  Quais seriam as estratégias eficientes para a formalização deste trabalhadores? 

Estudiosos do tema estarão conosco para apresentar e debater os resultados do estudo "Inserção Laboral de Migrantes Internacionais: transitando entre a economia formal e informal no município de São Paulo" parceria inédita estabelecida entre o escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, UNICAMP e PUC-Minas.

-Abertura: Pe. Dr. Paolo Parise e Cyntia Sampaio
- Coordenação da Sessão : Dr. José Carlos Pereira - CEM
- Outline e relevância do estudo: Dra. Anne Phostuma - OIT
- Exposição: Prof. Dr. Duval Fernandes -PUC-Minas e Profa. Dra. Rosana Baeninger -UNICAMP
- Debatedor: Dr. Renato Bignami - Auditor Fiscal do Trabalho/SRTE-SP

Data: 27 de novembro de 2017
Hora: 10h00 – 12h00
Local: Missão Paz – São Paulo
Rua do Glicério, 225. Liberdade, São Paulo

Este evento sera transmitido pela Radio Migrantes www.radiomigrantes-es.net

Face Live da Missao Paz Sao Paulo e Revista Travessia

CEM
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário