quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Missão Paz estará no “II Fórum sobre Imigração e Refúgio em Campinas”

O II Fórum sobre Imigração e Refúgio em Campinas – A nova lei de migração acontecerá no dia 5 de setembro, das 9h30 às 17 horas, no auditório do Núcleo de Estudos de População ‘Elza Berquó’ (NEPO).
As migrações internacionais e, particularmente, o refúgio tem se despontado como uma questão central do século XXI. A posição geopolítica do Brasil no cenário internacional, somado às restrições crescentes à entrada de estrangeiros na Europa e Estados Unidos, tem intensificado a circulação de imigrantes internacionais em território brasileiro. As dificuldades enfrentadas por essa população demanda articulação de políticas específicas, tema de discussão do Fórum.
Além de um debate sobre a nova Lei de Migração, o evento abordará as iniciativas locais de apoio a imigrantes e refugiados. Nesse contexto, será apresentado o Grupo de Trabalho para implementação da Cátedra Sérgio Vieira de Melo na Unicamp, uma iniciativa do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados que estimula o debate e a produção de conhecimento sobre o tema dos refugiados em diversos centros de ensino e pesquisa nacionais e internacionais.
Também serão contempladas as iniciativas da Prefeitura Municipal de Campinas, da Rede de Apoio a Imigrantes e Refugiados de Campinas e da Clínica de Direitos Humanos da PUC-Campinas. Haverá, ainda, relatos de imigrantes e refugiados e o lançamento de um dossiê especial sobre Imigração e Refúgio da Revista Brasileira de Estudos de População. O evento é gratuito e sem necessidade de inscrição prévia.
Unicamp
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário