terça-feira, 8 de agosto de 2017

Países da UE retomam transferência de migrantes para a Grécia

Os países da União Europeia vão começar a reenviar para a Grécia os migrantes que chegaram à Europa nos últimos cinco meses através daquele país para que os respetivos pedidos de asilo sejam avaliados pelas autoridades gregas.

A devolução de refugiados na UE é feita ao abrigo do chamado Protocolo de Dublin, segundo um qual os pedidos de asilo devem ser analisados no Estado pelo qual o refugiado entrou no espaço europeu.

Esta regra foi suspensa em 2015 dada a chegada à Grécia de centenas de milhares de pessoas, muitas delas refugiados da guerra na Síria.

Em dezembro passado, a Comissão Europeia recomendou aos Estados membros que retomassem gradualmente a transferência para a Grécia dos migrantes que chegaram a partir de 15 de março.


"Alguns Estados membros apresentaram os pedidos, mas as transferências ainda não começaram. A Grécia tem de assegurar que tem as condições de receção adequadas", explicou hoje a porta-voz da Comissão Europeia para as migrações, assuntos internos e cidadania, Tove Ernst.

"As condições de receção na Grécia melhoraram significativamente desde o ano passado, razão pela qual a Comissão recomendou o recomeço gradual das transferências", disse.
Os serviços de imigração da Grécia informaram por seu turno que foram apresentados pedidos para a transferência de mais de 400 migrantes. Até ao momento, foram aceites sete pedidos.

Segundo o ministro das Migrações grego, Yannis Muzalas, os regressos vão ser em "pequeno número".

"Vamos receber algumas dezenas de pessoas nos próximos meses", disse hoje o ministro à televisão privada Skai TV. "Isso vai ser feito desde que tenhamos as condições adequadas para as receber", acrescentou.

A medida, acrescentou, é um "gesto simbólico" determinado pelos compromissos europeus da Grécia.

Muzalas acrescentou que até ao momento os parceiros europeus da Grécia receberam mais de 30.000 refugiados e migrantes.

Os serviços de imigração gregos indicaram que os refugiados e migrantes devolvidos ao país vão ser instalados em apartamentos alugados ou campos de refugiados no continente e poderão pedir asilo na Grécia.

DN

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário