sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Brasil recebe curta-metragem animado sobre dramas atuais da imigração

Entre agosto e setembro de 2017, o curta-metragem “Nós, os Imigrantes” (“We are the immigrants”, em inglês) será exibido gratuitamente em São Paulo e no Rio de Janeiro durante o Festival Anim!Arte. Usando a linguagem de animação, os personagens e os cenários foram criados baseados em um drama permanente sobre imigração. Dirigido pela colombiana Catalina Matamoros, a animação desperta o imaginário do público para as tragédias e sonhos de pessoas que decidem sair do país de origem.
A ideia de Catalina é chamar a atenção do espectador para um assunto com múltiplos desdobramentos que acaba sendo negligenciado. “O filme traz de volta o humanismo para o tema, uma vez que a imigração indocumentada é uma problemática mundial. Infelizmente nos desconectamos das tragédias pessoais e vemos todos os imigrantes como uma grande massa ou apenas como números. O filme busca representar as histórias por trás da iniciativa de migrar”, explica Catalina.
A animação feita em 2D relembra o drama de milhões de imigrantes ilegais que chegam aos Estados Unidos e são vistos com indiferença pelo mundo. Matamoros afirma que as notícias que lemos sobre eles não se conectam com nenhuma história pessoal porque os meios nos mostram uma massa de pessoas anônimas. “É preciso uma sensibilização diante dos refugiados, ouvir as tragédias e os motivos que os fazem migrar a outros países”, afirma a diretora. 
O curta já foi apresentado nos festivais OFFICIAL LATINO Film Festival em Nova York, Respected Human Rights Film Festival na Irlanda, Human Rights Film Festival em sua edição parisiense, e Anifilm na Republica Checa. A trilha sonora do curta-metragem foi composta por Alexis & Sam e o design e montagem de som por Bridget Tang. Catalina Matamoros é animadora e ilustradora colombiana, Mestre em Animação e Artes Digitais pela Universidade do Sul da Califórnia em Los Angeles. Junto ao diretor de criação William Lebeda, ela criou  ilustrações para os créditos do filme Cegonhas e fez a animação tipográfica para a sétima temporada de Prison Break. 
Informações sobre o festival: http://www.vouanimarte.com.br/wordpress/
Portal de Noticias sopa cultural
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário