quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Estreia na quinta-feira (3) peça sobre refugiados vivendo em São Paulo

Estreia nesta  quinta-feira (3) a peça São Paulo Refúgio, espetáculo da trupe Performatron que aborda os desafios de refugiados vivendo no Brasil. A obra foi produzida a partir de pesquisas com estrangeiros vítimas de deslocamento forçado. Os atores brasileiros Elise Garcia, Ériko Carvalho e Conrado Dess dividem o palco da Sala Carlos Miranda, na capital paulista, com o migrante congolês Tresor Muteba.
Conrado Dess, Elise Garcia e Ériko Carvalho estrelam a peça São Paulo Refúgio. Foto: Vitor Manon
Conrado Dess, Elise Garcia e Ériko Carvalho estrelam a peça São Paulo Refúgio. Foto: Vitor Manon
Estreia na próxima quinta-feira (3) a peça São Paulo Refúgio, espetáculo da trupe Performatron que aborda os desafios de refugiados vivendo no Brasil. A obra foi produzida a partir de pesquisas com estrangeiros vítimas de deslocamento forçado. Os atores brasileiros Elise Garcia, Ériko Carvalho e Conrado Dess dividem o palco da Sala Carlos Miranda, na capital paulista, com o migrante congolês Tresor Muteba.
São Paulo Refúgio apresenta histórias de refugiados de diferentes partes do mundo. Por meio de cartas e depoimentos interpretados pelos artistas do Performatron, espectadores conhecem os temores e as expectativas de gente que tem abandonar casa, família e emprego para sobreviver.
Quando chegam a um país seguro, esses indivíduos têm de lidar com diferenças culturais, aprender um novo idioma e, por vezes, enfrentar o preconceito de comunidades que deveriam acolhê-los.
A peça põe em cena fases distintas da vida dos deslocados forçados — o momento anterior à partida, o trânsito e a travessia rumo a um novo país e a adaptação à realidade do Brasil.
O texto foi elaborado com base no contato direto dos atores brasileiros com refugiados em São Paulo. O trabalho de investigação e criação começou no segundo semestre de 2014. Desde então, o Performatron esteve envolvido na realização de oficinas teatrais, rodas de conversa e festas temáticas, em parceria com organizações que atuam junto às populações de refugiados na cidade.
O espetáculo fica em cartaz até o dia 27 de agosto, sendo exibido às quintas, sextas e sábados.
Dia: 3 de agosto de 2017
Horário: 21:00 às 22:50
Local: Sala Carlos Miranda
 – Complexo Cultural Funarte SP. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos.
Em 2016, a peça foi trazida ao Rio de Janeiro pelo grupo Performatron, que acabou ganhando mais um integrante, o refugiado sírio Hadi Bakkour. Ele participou da montagem na capital fluminense. Em reportagem especial do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), atores falaram sobre a importância de abordar a temática do refúgio no teatro. Relembre:
Onu
www.miguelimigrante.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário