quinta-feira, 19 de novembro de 2015

"Rostos femininos das migrações no Brasil" tema do Seminário Vozes e Olhares Cruzados realizado na Missão Paz



A realização do evento é da  Missão Paz, dos Missionários de São Carlos, Scalabrinianos, que atua junto aos migrantes, imigrantes e refugiados em São Paulo, do Centro Pastoral e de Mediação dos Migrantes (CPMM), da Casa do Migrante e do Centro de Estudos Migratórios,

Padre Paolo Parise diz “A grande ideia do seminário  e  oferecer aos imigrantes e refugiados um espaço para que pudessem falar deles mesmos, contar suas histórias e experiências vividas. Nesse ano, especialmente, sobre os processos de integração a partir das diversas realidades, trabalho, família, escola “. Os participantes da primeira mesa foram representantes de Bolívia , Guiné- Bissau, Síria , Congo e China.


No relato elas dizem que chegam aqui buscando melhores condições de vida , isso move as pessoas , mas nem sempre sabemos o que representa o refugio e a migração , nos deixamos atrás laços afetivos e referencias culturais para enfrentar o desconhecido em um choque cultural . A adaptação á nova realidade é agravada pela dificuldade de quem recebe em aceitar o diferente, o próprio preconceito ou mesmo pelo sentimento com a chegada de pessoas com culturas e conhecimentos diferentes .

A edição 2015 de vozes e Olhares cruzados é um seminário que da espaço para dar visibilidade no contexto de imigração para imigrantes e refugiados mulheres, entendendo as mulheres como agentes de seu processo de migração.

A segunda parte do evento começou com o grupo de teatro Cia. De Artesãos do Corpo.


 .Patricia Nabuco graduada em Relações Internacionais divulgou o estudo  realizado junto a Missão Paz sobre o atendimento aos Imigrantes Haitianos referente a Janeiro e Julho de 2015.  A professora da PUC-SP Dulce Maria Tourinho fala sobre o recente lançamento do livro Migração , Trabalho e Cidadania, a importância da migração no atual cenário internacional, a crescente complexidade dos fluxos migratórios levou a formação de um mundo multipolar a  mesa foi coordenada pelo editor da Revista Travessia Jose Carlos Pereira .

Houve o divulgação da nova revista Travessia de numero 75  com o dossiê Migração e Religião  e a exposição de fotografia com migrantes que passaram pela Missão Paz  do Chico Max  com o tema “Somos Todos Imigrantes “ amostra que foi exposta no MIS Museu de Imagem e do Som ,que percorrera vários lugares do Brasil em 2016 e a partir de Janeiro estará exposta no metro da luz da capital paulista .

















O seminário foi transmitido pela Web Radio Migrantes Español   www.radiomigrantes-es.net

Fotos e texto 
Miguel Ahumada

Nenhum comentário:

Postar um comentário