quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Fluxo de imigrantes e refugiados para Europa bate recorde mensal em outubro

O número de imigrantes e refugiados que entraram na Europa por mar no mês passado foi praticamente o mesmo que em todo o ano de 2014, disse a agência para refugiados da Organização das Nações Unidas (Acnur) nesta segunda-feira (2).
O recorde mensal de 218.394 pessoas também ultrapassou o total de setembro, de 172.843, disse o porta-voz da Acnur, Adrian Edwards.
"Isso faz com que seja o maior número total em um único mês até agora e aproximadamente o mesmo que em todo o ano de 2014", disse ele. A Acnur estima que em 2014 cerca de 219.000 pessoas chegaram por mar.
"Isso também mostra o número surpreendente de chegadas em poucos dias durante o curso do mês. O mês atingiu um pico de 10.006 (chegadas apenas na Grécia) em um único dia em 20 de outubro."
A grande maioria dos refugiados e dos migrantes para a Europa tem viajado através da Turquia até a Grécia, uma mudança em relação à rota mais popular anteriormente, da Líbia para a Itália.
Em primeiro lugar entre as nacionalidades estão os sírios, num total de 53 por cento das chegadas, como resultado da guerra civil que levou centenas de milhares no país a abandonarem suas casas. Os afegãos vêm em seguida, com 18 por cento do total.
O fluxo de refugiados para a Europa, no entanto, ainda é ofuscado pelo número dos que foram para países vizinhos da Síria: mais de 2 milhões na Turquia, 1 milhão no Líbano e 600 mil na Jordânia.
Em outubro, a Acnur informou que estava prevendo a chegada de até 700.000 refugiados na Europa este ano e um número semelhante ou superior em 2016. Mas esse cálculo foi ultrapassado, já que seriam 744 mil pessoas até agora. Estima-se que pelo menos 3.440 morreram ou desapareceram na tentativa de ir para a Europa.
Especialistas em imigração esperavam que o número de pessoas que fazem a perigosa viagem por mar diminuísse com a proximidade do inverno, mas os barcos continuam a chegar.
A guarda costeira grega informou nesta segunda-feira que quatro imigrantes se afogaram e outras seis desapareceram ao largo da ilha grega de Farmakonisi depois que um barco afundou. Quatro pessoas foram resgatadas.

 Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário