terça-feira, 24 de novembro de 2015

CEM/SPM participam de Seminário sobre futebol e consciência negra na sede do Corinthians



Ontem, segunda-feira, dia 23, foi realizado o evento “Corinthians e Consciência Negra”.
Além do ex-jogador Wladimir, ícone do Corinthians, junto com Sócrates, Casa Grande, Neco, etc., o Seminário teve a participação do professor doutor Juarez Xavier, da UNESP de Bauru, ativista, que abordou sobre a inserção do negro no futebol e do papel da mídia na construção de sua imagem.

O sociólogo José Carlos Pereira, do Centro de Estudos Migratórios/Missão Paz/SPM, apresentou um painel sobre a realidade dos negros imigrantes na sociedade brasileira contemporânea. Dois imigrantes haitianos, presentes no debate, deram depoimentos sobre a sua integração na sociedade brasileira e destacaram a alegria como principal característica do povo brasileiro.

André Oliveira, vice-presidente do Corinthians falou sobre a participação de um negro na presidência do clube e ainda sobre a política de acesso às comunidades periféricas.
Silvio Luiz de Almeida, professor, ativista, consultor da Federação Quilombola do Estado de São Paulo falou sobra a importância da lei na garantia da igualdade de direitos étnicos e raciais. Conceição Lourenço, ativista e jornalista, e Nuno Coelho de Alcântara Junior, membro do Conselho Nacional de Igualdade Racial, também participaram falando sobre políticas públicas e mídia como elementos importantes para a difusão de informação e formação sobre democracia étnica.

O público participante enriqueceu ainda mais as exposições com questões sobre capitalismo e racismo, preconceito contra atletas negros, política de acesso aos clubes esportivos que, em geral, restringem a participação popular, especialmente dos negros, a desigualdade social de gênero, principalmente da mulher negra, etc.
A iniciativa e organização do debate foram do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO), grupo do Departamento Cultural que se empenha em resgatar a história do alvinegro paulista e constituir instrumentos para tornar o clube mais inclusivo, popular e democrático. O seminário foi realizado no Teatro Omni, na sede do clube, na Rua São Jorge, 777, no distrito do Tatuapé.

 Jose Carlos Pereira 


Nenhum comentário:

Postar um comentário