Site esclarece assuntos como licença-maternidade, jornada de trabalho e férias
O brasileiro que vive e trabalha no Japão acaba de ganhar uma ferramenta para tirar dúvidas trabalhistas. A Casa do Trabalhador, mantida pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) no país, criou um site em português que traz informações sobre a legislação japonesa. O endereço eletrônico é http://casadotrabalhador.mte.gov.br/.
O site esclarece temas como licença-maternidade, jornada de trabalho, rescisão de contrato de trabalho, seguro do trabalhador, seguro-saúde, aposentadoria e férias – assuntos mais perguntados aos atendentes da Casa do Trabalhador.
O coordenador geral de Imigração do MTE, Paulo Sérgio de Almeida, afirmou que a “ferramenta foi construída com o objetivo de atingir as comunidades brasileiras dentro de todo o território do Japão”.
- Com ela [a ferramenta] podemos ajudar a diminuir dúvidas trabalhistas e trazer novidades laborais inclusive para as pessoas que não têm a oportunidade de ir até a Casa do Trabalhador.
Busca por trabalho
Além de apresentar a legislação trabalhista para ajudar na compreensão do usuário, o site traz dicas para procurar emprego e ensina como se portar em uma entrevista de trabalho e como buscar cursos de qualificação próximos a sua residência. Há opções como aulas de computação, língua japonesa e seminários sobre mercado de trabalho.
O principal objetivo é recolocar no mercado os trabalhadores que foram demitidos após crise econômico-financeira, explica coordenador geral de Imigração do MTE.
- Sabemos que muitos brasileiros perderam seus empregos com a última crise. Como não podemos fazer a intermediação dessa mão-de-obra, pois é uma ação privativa do governo japonês, nós auxiliamos os trabalhadores com orientações de como agir e onde se qualificar. Embora o país ofereça muitas opções, sempre há a barreira cultural e do idioma. O site é importante por facilitar essa interação e esclarecer dúvidas em português.
A Casa do Trabalhador no Japão foi criada no fim de julho deste ano. Desde sua inauguração até a primeira metade do mês de outubro, o local já realizou mais de 700 atendimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário