domingo, 14 de novembro de 2010

Recuperação económica é desigual, diz OIT

Relatório da Organização Internacional do Trabalho, OIT, sugere que essa tendência manter-se até ao final do ano.


O departamento de atividades sectoriais da Organização Internacional do Trabalho, OIT, publicou um novo relatório o qual sugere que a recuperação do emprego foi desigual em todos os sectores durante a primeira metade deste ano.
O relatório, publicado esta quarta-feira na sede da organização em Genebra, na Suíça, sugere que a tendência vai manter-se até ao final do ano.
Sectores
Segundo os dados do documento, recolhidos em 13 sectores de atividade em 51 países desenvolvidos e em desenvolvimento, foi na construção e na indústria que se registaram as maiores perdas. No total ambos os sectores perderam mais de 5 milhões de postos de trabalho no primeiro trimestre do ano por comparação com dados de 2009.
O sector da saúde gerou emprego criando 2,8 milhões de postos de trabalho por comparação a dados de 2008.
Novos postos de trabalho foram criados na área de serviços incluindo o setor hoteleiro e de restaurantes. Com um aumento de 1,5% no segundo trimestre deste ano.
Uma média um pouco maior do aumento de novas vagas nas áreas de corretagem de imóveis, aluguel e negócios.
Volatilidade
De acordo com Elizabeth Tinoco, directora do departamento de atividades sectoriais da OIT, divergência e volatilidade dos mercados de trabalho são as características deste período.
A funcionária afirma que estas características são transversais a todos os sectores e ocorrem não apenas em países desenvolvidos mas também nas economias emergentes citando os casos da China, África do Sul e Brasil.
Para além da saúde, os sectores da educação e agricultura continuam em expansão embora a um ritmo mais lento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário