Uzhhorod/Ucrânia – A OIM, Agência da ONU para as Migrações, começou a reabilitar edifícios não utilizados e danificados, incluindo dormitórios escolares e hotéis, para fornecer acomodações temporárias mais seguras para deslocados internos (IDPs, na sigla em inglês) na região de Zakarpattia, Ucrânia, como parte de um novo programa de reabilitação de abrigos visando quase um milhão de pessoas deslocadas.
“Os moradores desses centros coletivos recém-criados e, em muitos casos, improvisados, incluem mulheres grávidas e solteiras, famílias com vários filhos, pessoas com deficiência e idosos”, explica Marco Chimenton, Coordenador do Programa de Emergência e Estabilização da OIM na Ucrânia.
“O trabalho de reabilitação liderado pela OIM melhorará as condições de acomodação dessas populações vulneráveis, ao mesmo tempo em que proporcionará empregos para as comunidades locais e apoiará indiretamente a economia local.”
O Fundo Central de Resposta de Emergências da ONU (CERF, na sigla em inglês), os governos da Alemanha e do Japão e o Bureau de Assistência Humanitária da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) estão fornecendo financiamento inicial de US$ 30 milhões. A OIM, que trabalha na Ucrânia desde 1996, contratará e treinará equipes técnicas móveis para reformar prédios onde famílias vulneráveis fugindo em regiões afetadas pela guerra buscaram abrigo.
De acordo com a pesquisa representativa nacional da OIM sobre deslocamentos divulgada ontem, mais de 7,7 milhões de pessoas foram forçadas a fugir de suas casas e se mudar para outras áreas do país desde o início da guerra. As regiões ocidentais da Ucrânia continuam sendo o principal destino dos recém-deslocados.
Os trabalhos em curso concentram-se na substituição e fixação de janelas, portas e telhados, reequipamento dos sistemas eléctricos, melhoria das instalações sanitárias e instalação de divisórias temporárias para garantir a privacidade.
Inicialmente, o programa abrangerá as cinco regiões ocidentais da Ucrânia (Zakarpattia, Ivano-Frankivsk, Lviv, Vinnytsia e Chernivtsi), com possibilidade de expansão para outras regiões dependendo das necessidades e da situação de segurança. O programa será implementado em coordenação com as autoridades locais, outros parceiros humanitários e organizações locais da sociedade civil.
A OIM está presente em Zakarpattia, Chernivtsi, Ivano-Frankivsk, Lviv, Vinnytsia, Kiev, Donetsk e Luhansk, trabalhando com dezenas de ONGs em todo o país para fornecer assistência humanitária para preservar e salvar vidas de deslocados internos, comunidades anfitriãs e outros grupos afetados pela guerra, incluindo migrantes que estão retidos na Ucrânia e precisam de apoio para garantir sua segurança durante e após a travessia para países vizinhos.
OIM
www.miguelimigrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário