sábado, 16 de abril de 2022

Políticas para migrantes adotadas em Cuiabá têm destaque internacional

 


A lei que inseriu no calendário municipal de Cuiabá (MT) a Semana do Migrante, de autoria da vereadora Edna Sampaio (PT), e a que criou a Política Municipal para a População Imigrante, publicada em julho do ano passado, foram citadas como exemplos de boas práticas de inclusão ao migrante pelo informe “Ampliando Redes de Cidades Solidárias”, da Rede Sem Fronteiras (RSF), entidade composta por 18 organizações da sociedade civil sediadas em 7 países que atuam na defesa de migrantes e refugiados.

O informe, publicado na semana passada, foi baseado em uma pesquisa feita pela RSF com a população migrante de Recife (PE), Cuiabá e da cidade de Catamarca (Argentina) entre outubro de 2021 e abril de 2022.

O estudo tem a parceria do Comité Catholique Contre la Faim Et Pour Le Développement (CCFD) - Terre Solidaire e se insere na iniciativa internacional Aliança Migração, que envolve um conjunto de mais de 100 cidades e organizações da Sociedade civil na Europa e na América Latina.

 “O informe tem o objetivo de mapear as boas práticas desenvolvidas pelas cidades em matéria de integração das pessoas migrantes e, uma vez encontradas, promover um intercâmbio para que elas possam ser replicadas pelo mundo. Esse projeto já aconteceu na Europa e em outras cidades do Brasil, entre elas Recife”, explicou o representante da RSF, Paulo Illes.

obomdanoticia

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário