A mudança nas políticas imigratórias nos Estados Unidos fez com que, desde 2019, perto de cinco mil brasileiros tenham sido deportados pelo governo americano, e a situação motivou o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) a pedir a criação de uma comissão externa para diagnosticar o tratamento dispensado pelas autoridades daquele país aos imigrantes ilegais. O parlamentar recebeu denúncias de maus tratos durante a detenção das pessoas e de condições degradantes durante os voos fretados para trazer os brasileiros de volta.
O último dos até agora 51 aviões com um contingente de deportados chegou a Belo Horizonte em janeiro, com perto de 200 pessoas que passaram a maior parte do tempo algemadas e amarradas a seus assentos, tendo desembarcado com marcas de correntes no corpo.
Leonardo Monteiro considera que o Congresso Nacional precisa de posicionar sobre a questão, exigindo do governo dos Estados Unidos um tratamento amistoso aos brasileiros, com respeito aos direitos humanos. O objetivo da comissão externa, segundo ele, é ouvir também, e em primeiro lugar, o governo brasileiro, para saber quais gestões estão sendo feitas junto às autoridades norte-americanas para acompanhar a detenção e deportação dos cidadãos brasileiros.
Radio Camara
www.miguelimigrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário