segunda-feira, 14 de junho de 2021

Famílias de refugiados ocupam prédio abandonado no centro de SP

 



Cerca de 80 famílias, entre imigrantes refugiados no Brasil e migrantes de outras unidades da Federação, ocuparam um prédio abandonado na Liberdade, no centro de São Paulo, na madrugada deste domingo (13/6).

A entrada ao edifício localizado na Praça Carlos Gomes foi organizada pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). A ocupação leva o nome de Jean-Jacques Dessalines, em alusão ao líder da Revolução Haitiana que proclamou a independência do país.

Segundo o movimento, as famílias vieram de países como Haiti, Bolívia, Venezuela e Holanda. Os brasileiros migrantes chegaram do Ceará, da Bahia, de Tocantins e de outros. O prédio acumula dívidas de impostos não pagos à prefeitura de São Paulo.

“[Essas famílias] chegaram aqui de todas as maneiras possíveis, desde aviões até a pé, buscando aqui a oportunidade de uma vida melhor. Com o aprofundamento da crise, deixaram de conseguir o mínimo necessário para viver”, disse o coordenador da ocupação, Guilherme Brasil.

De acordo com os ocupantes, o prédio passa por um processo de limpeza e organização. Uma cozinha coletiva será montada para o preparo de refeições aos moradores.

Nesta madrugada, a Polícia Militar de São Paulo esteve no local para impedir a entrada das famílias. As lideranças do movimento foram encaminhadas ao 78º Distrito Policial, no Jardim América, para prestar esclarecimentos. O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) e aguarda uma resposta.

“Precisamos de um teto para proteger nossas crianças do coronavírus e, já que o governo não faz nada, não tivemos opção senão ocupar esse espaço que estava há anos abandonado e fazer tudo pelas nossas mãos. As famílias imigrantes querem viver”, declarou uma moradora, que preferiu não ser identificada.

Henrique Santiago

.metropoles.com/brasil

www,miguelimigrante.blogspot.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário