A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
(SMDHC) promoveu nesta sexta-feira (25), Dia do Imigrante, a cerimônia de posse
dos novos integrantes do Conselho Municipal de Imigrantes (CMI) para o biênio
2021/2023. O evento foi realizado no Museu do Futebol, no Pacaembu, Zona Oeste,
São Paulo foi a primeira cidade do país a criar o CMI, composto por representantes eleitos diretamente pelas comunidades e do poder público municipal.
Além do Conselho, a participação democrática dessa população na cidade também ocorre por meio de conferências. Já foram promovidas duas delas na capital. A primeira, em 2013, resultou na implantação da Política Municipal para a População Imigrante. A segunda ocorreu em 2019, quando foi elaborado o 1º Plano Municipal de Políticas para Imigrantes, composto por 80 ações que serão executadas entre este ano e 2024.
Para acolher este público, a SMDHC e sua Coordenação de Políticas promoveu várias ações. Uma delas é o Portas Abertas: Português para Imigrantes. O programa, gratuito, é realizado pela rede municipal de ensino. Tem como objetivo assegurar o acesso das pessoas não nascidas no Brasil aos serviços públicos, estudos, à convivência, inclusão nas relações comunitárias e ampliar a possibilidade de reivindicação de seus direitos.
O projeto retornou este ano em formato expandido, após interromper as aulas em 2020, devido à pandemia do coronavírus. Agora, além de acontecer nos formatos on-line e presencial, o curso também oferece material didático específico para os três níveis de ensino oferecidos: básico, intermediário e avançado. Para fazer a inscrição é necessário dirigir-se à uma das nove escolas da rede municipal que ministram as aulas. (veja a lista de endereços abaixo)
Criado em 2017, o Portas Abertas: Português para Imigrantes é uma iniciativa da SMDHC e da Secretaria Municipal de Educação (SME) e já atendeu mais de 2 mil alunos. O projeto obteve reconhecimento no exterior e teve destaque em publicações como o Catálogo de Políticas Públicas Inclusivas da UNESCO (2019), além de ter sido indicado como boa prática do Relatório “Migration Governance Indicators - MGI”, da Organização Internacional para Imigrações (OIM) e da Unidade de Inteligência da The Economist.
Cartilha de vacinação
Por meio de parceria com o Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) e o Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC), a SMDHC publicou o material informativo “Imigrantes têm direito à vacinação” nos idiomas inglês, espanhol, francês e creole.
Baseado na cartilha “Saiba Mais sobre as Vacinas contra a Covid-19”, elaborada pelo Hospital Sírio-Libanês, o material tem o objetivo de informar e esclarecer as principais dúvidas dessa população e reafirmar que tem o direito de se imunizar.
Primeiro atendimento
O Centro de Referência e Atendimento de Imigrantes (CRAI) é a porta de entrada para quem chega a São Paulo. Nesse serviço a pessoa que ingressa ou reside na cidade recebe orientação multilíngue por uma equipe de recepção composta, também, por imigrantes, sobre serviços do município ou oferecidos por parceiros. Entre eles estão a orientação para regularização imigratória e direitos sociais, além de apoio jurídico, assistência social e psicológico.
Inaugurado em novembro de 2014, o CRAI é um equipamento público municipal de referência na atenção especializada, independentemente da situação migratória e documental do indivíduo. Desde a sua fundação, realizou 40.575 atendimentos e, neste ano, já prestou 1.527 acolhimentos, dos quais 50% foram iniciais.
O atendimento presencial está sendo feito por agendamento por telefone, devido à pandemia.
Endereço: Rua Major Diogo, 834, Bela Vista
Telefone: +55 (11) 2361-3780 / +55 (11) 2361-5069
• E-mail: crai@sefras.org.br
Centros de Acolhida
A Prefeitura de São Paulo mantém esses equipamentos com capacidade atual para 572 vagas. O serviço é feito pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Clique aqui para ter acesso aos endereços.
Unidades escolares
CENTRO
CIEJA PAULO EMÍLIO VANZOLINI (CIEJA CAMBUCI)
Endereço: R. Cesário Ramalho, 111 – Cambuci
Telefone: (11) 3208-7820
E-mail: ciejacambuci@prefeitura.sp.gov.br
ZONA NORTE
EMEF VEREADOR ANTONIO SAMPAIO
Endereço: R. Voluntários da Pátria, 733 – Santana
Telefone: (11) 2221-4615
E-mail: emefmasampaio@sme.prefeitura.sp.gov.br
EMEF HENRIQUE, INFANTE D.
Endereço: R. Comendador Nestor Pereira, 285 – Canindé
Telefone: (11) 3313-1988
E-mail: emefhenrique@sme.prefeitura.sp.gov.br
EMEI JOSÉ ROBSON DA COSTA (BOMBEIRO)
Endereço: R. Monsenhor Paulo Fernandes de Barros, S/N -
Jardim Cachoeira
Telefone: (11) 3983-5772
E-mail: emeijrcaraujo@sme.prefeitura.sp.gov.br
ZONA LESTE
CEU EMEF JAMBEIRO
Endereço: Av. José Pinheiro Borges, 60 - Jardim Helena
Telefone: (11) 2960-2034
E-mail: emefceujambeiro@prefeitura.sp.gov.br
CEU EMEF ÁGUA AZUL
Endereço: Av. dos Metalúrgicos, 1300 - Cidade Tiradentes
Telefone: (11) 33963545 / (11)33963547
E-mail: ceuemefaguaazul@sme.prefeitura.sp.gov.br
EMEF ARTHUR AZEVEDO
Endereço: Parque Butuí, S/N - Tatuapé
Telefone: (11) 2295-4096
E-mail: emefatazevedo@sme.prefeitura.sp.gov.br
ZONA SUL
EMEF DES. PAULO COLOMBO PEREIRA DE QUEIROZ
Endereço: Rua Doutor Abelardo da Cunha Lobo, 348 - Parque
Arariba
Telefone: (11) 5512-0557
E-mail: emefpcpqueiroz@sme.prefeitura.sp.gov.br
ZONA OESTE
EMEF DESEMBARGADOR ARTHUR WHITAKER
Endereço: R. André Saraiva, 860 - Vila Sônia
Telefone: (11) 37425772
E-mail: emefwhitaker@prefeitura.sp.gov.br
Com Informaçoes da Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura de São Paulo
www.miguelimigrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário