quarta-feira, 4 de outubro de 2017

O XI Seminário De Mobilidade Humana, III Seminário Internacional de Migrações, Diásporas Africanas e Cooperação Sul-Sul


XI SEMINÁRIO DE MOBILIDADE HUMANA
&
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MIGRAÇÕES, DIÁSPORAS AFRICANAS E COOPERAÇÃO SUL-SUL

“INTERSECCIONALIDADES, MIGRAÇÕES E DIÁSPORAS FEMININAS: UM OLHAR PARA OS CONTEXTOS AFRICANOS”
07 e 08 de novembro de 2017

O XI Seminário De Mobilidade Humana,  III Seminário Internacional de Migrações, Diásporas Africanas e Cooperação Sul-Sul e I Seminário Internacional de Novos Estudos Africanos é uma proposta de realização de evento, de iniciativa do Grupo de Pesquisa África-Brasil: Produção de Conhecimento, Sociedade Civil, Desenvolvimento e Cidadania Global do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), a ser realizado em conjunto com o Grupo de Pesquisas e Extensão Educação e Cooperação Sul-Sul do ICEN/UNILAB e o Grupos de Pesquisa e Estudos Trabalhadores Livres e Escravos no Ceará/UFC.  

O III Seminário estrutura-se a partir de duas dinâmicas que contribuem para a elaboração de conhecimento de uma forma coletiva, considerando os docentes, discentes, técnicos administrativos em educação das instituições organizadoras e membros da sociedade civil como partícipes do processo. A primeira dinâmica desenrola-se a partir de cinco Mesas Redondas (MR). Inicia-se com a primeira mesa redonda que tem por função proporcionar o diálogo entre os especialistas convidados com os participantes sobre o tema central do ano que, nessa edição, intitula-se “Interseccionalidades, 

Migrações e Diásporas Femininas: Um olhar para os contextos africanos”. Outras quatro MR tratam de subtemas com potencial de se transformar em tema principal na próxima edição e/ou que estão sendo objetos de investigações nos grupos de pesquisas e/ou de interesse para a elaboração de políticas públicas. A segunda dinâmica está voltada para o aprofundamento das discussões e reflexões nos Grupos de Trabalhos (GT), colocando em diálogo pesquisadores experientes, iniciantes e membros da sociedade civil, de forma peculiar, os imigrantes, a Pastoral de Migrante da Arquidiocese de Fortaleza-CE, setores de direitos humanos, de políticas de promoção de igualdade racial, de direitos de mulheres da administração pública local, estadual, nacional e internacional.


Unilab
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário