terça-feira, 24 de outubro de 2017

Missão Paz participa do XIII Encontro Nacional da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados

O Encontro Nacional da RedeMir foi realizado conjuntamente pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), ACNUR, e Setor Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com apoio do CONARE, do CNIg, da Fundação Avina, da Organização Internacional para o Trabalho (OIT) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM). 

Nesta edição, o evento reuniu aproximadamente 90 participantes que representaram 41 instituições de apoio ao migrante de todas as regiões do Brasil, quatro instituições governamentais, quatro organismos internacionais, três universidades; além pessoas interessadas no tema e na causa da mobilidade humana, migrantes e refugiados.

O novo paradigma migratório brasileiro e sua regulamentação, bem como o aumento fluxo migratório venezuelano no norte do país foram temas de debate, contando para isto com o depoimento de vários representantes da sociedade civil atuante no Estado de Roraima.

Grupos de trabalho participaram de uma dinâmica em torno dos verbos “acolher, proteger, promover e integrar” e elaboraram propostas baseadas no documento “Responder aos desafios dos refugiados e migrantes: vinte pontos de ação” da Secção para os Migrantes e Refugiados do Vaticano, pensando em soluções diante dos desafios mais frequentes enfrentados por todos que trabalham com migrantes e refugiados. Tais propostas serão utilizadas em ações de incidência política desenvolvidas pelo grupo no próximo ano.

No último dia, os participantes da RedeMIr assinaram uma nota pública pela revogação imediata da portaria 1.129/2017, assinada pelo ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira e publicada em 16 de outubro de 2017, no Diário Oficial da União, que reduz o conceito de trabalho escravo.

O Encontro encerrou-se com o abraço “de braços abertos para Migrantes e Refugiados” inspirada pela Campanha Mundial “Compartilhe a Viagem” recém lançada pelo Papa Francisco, dinamizada pela Caritas Internacional e por todas as  instituições da rede.


Clique aqui para ler a Nota Pública da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados - RedeMIr.

Missão Paz

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário