terça-feira, 18 de abril de 2017

Resgate de migrantes vale prémio de direitos humanos


Organização espanhola que trabalha no mar Mediterrâneo a salvar migrantes que tentam atingir a costa europeia foi distinguida com o Prémio Abraham Lincoln Brigade Archives


O Prémio Abraham Lincoln Brigade Archives (ALBA), considerado um dos mais importantes na área da defesa dos direitos humanos, foi entregue no domingo, 16 de abril, à organização não governamental espanhola Proativa Open Arms (POA), pelo trabalho desenvolvido no resgate de migrantes no mar Mediterrâneo. 

Numa altura em que «o fracasso dos líderes mundiais» para fazer frente à crise migratória e os migrantes arriscam em viagens cada vez mais perigosas, «o trabalho da Proativa Open Arms para proteger os refugiados e realçar as injustiças que enfrentam nunca foi tão relevante», justificou a diretora executiva da entidade que atribui o galardão, Marine Garde. 

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), este ano chegaram à Europa por mar cerca de 32 mil imigrantes e refugiados. Pelo menos 650 morreram ou foram dados como desaparecidos durante a travessia. E Óscar Camps, fundador da POA, teme que a situação venha a piorar. 

A organização premiada surgiu de uma companhia de segurança marítima, que decidiu ajudar os refugiados que tentavam chegar à Europa em embarcações precárias, a partir de setembro de 2015. Inicialmente os trabalhos de resgate eram financiados com fundos próprios, mas à medida que as operações foram sendo intensificadas, a POA passou a contar também com donativos da sociedade civil.

Fatima Missionaria

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário