segunda-feira, 3 de abril de 2017

Missão Paz: Participa do Seminário Internacional sobre Migrações, Refúgios e Deslocamentos



O seminário internacional discutiu durante 3 dias o tema de  refúgio, migração e deslocamentos no auditório da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo participaram  Representantes do setor público, de entidades, acadêmicos, estudantes, jornalistas, juristas , migrantes e refugiados .      O evento foi realizado  pela  Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul- Países Árabes-África (Bibliaspa) em parceria com o Ministério de Relações Exteriores e o Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África da Universidade de São Paulo (USP).

O seminário fez   abordagens dentro do tema principal, como o acesso de refugiados a serviços públicos, a educação e o aprendizado de línguas por estas pessoas, a discriminação, os direitos dos refugiados, o aspecto psicológico do deslocamento e a inserção no novo país, a produção artística dos refugiados, as políticas internacionais, entre outros.

Foi  mostrado como diferentes países lidam com a questão dos refugiados e feita uma reflexão sobre a política externa brasileira, como o Brasil se posiciona frente ao tema. O importante e abrir as portas aos refugiados quando a maioria dos países se fecham, ma, isso não basta, é preciso também dar uma integração real a eles, com pleno acesso à educação, saúde e suprimento de necessidades básicas.

O momento atual que o mundo vive, com crescente xenofobia, intolerância religiosa e preconceito é  manter um dialogo  com todos os segmentos de atuação e Brasil se posicionar  em uma nova lei migratória em estabelecer  um plano de integração para migrantes e refugiados

Entre os palestrantes participaram  Dra. Larissa  Leite – Coordenadora do Programa de Proteção do Centro de Referência para Refugiados – Caritas Arquidiocesana de São Paulo, Padre Paolo Parise – Diretor da Missão Paz, Prof. Dr. Paulo Daniel Farah – Professor na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Diretor do NAP (Núcleo de Apoio à Pesquisa) Brasil-África da USP e diretor da Bibliaspa, Vinicius Feitosa – Assistente de Proteção do Escritório do Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) de São Paulo



De este  encontro resultará uma publicação. Durante o seminário houve mesas dedicada a refletir sobre os debates do dia e pensar em desdobramentos e soluções para os problemas levantados. O organizador Farah pensa em formação de comitês e criação de uma plataforma permanente de pesquisa. De acordo com ele, participarão pessoas que têm poder de reflexão e de tomada de medidas. “É um seminário que também quer propor soluções para que o Brasil de fato receba bem migrantes e refugiados”, afirmou à ANBA.

A participação do publico foi importante nos debates com perguntas que enriqueceram o Seminário.   


Fotos Miguel Ahumada
www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário