segunda-feira, 3 de abril de 2017

Centro de Estudios Migratorios da Missão Paz :Especializaçao em Pastoral da Mobilidade Humana


A Especialização em Pastoral da Mobilidade Humana se estrutura em dois níveis ou ciclos: o Básico e o Avançado. Cada ciclo se constitui de cinco disciplinas anuais com aulas virtuais. Para todas as disciplinas propostas, se utiliza a modalidade de "Curso à Distância". Os alunos devem ler um ou mais textos ou vídeos referentes a cada aula virtual. Como complemento da leitura, os professores irão pedir tarefas para os alunos.
Para cada ciclo formativo haverá de cada estudante um investimento (R$700,00) que inclui: as taxas acadêmicas, acesso a plataforma (online), materiais de leitura (PDF) e ao término o Diploma.

As disciplinas do Ciclo Básico são:
Proteção e Promoção dos Direitos Humanos no contexto migratório
Propõe analisar o contexto histórico em que se desenvolveram as principais dinâmicas migratórias e identificar os instrumentos nacionais e internacionais que regulamentam o fenômeno da mobilidade humana, aprofundando o principio da proteção e da promoção dos Direitos Humanos das diversas categorias de migrantes.
O Magistério da Igreja e a Pastoral da Mobilidade Humana
Busca oferecer uma visão panorâmica do processo de desenvolvimento de uma consciência por parte da Igreja Católica acerca de sua missão diante dos desafios da mobilidade humana.
Fundamentos Bíblicos da Pastoral da Mobilidade Humana (Antigo Testamento)
Estuda alguns aspectos da literatura do Antigo Testamento na ótica da pastoral da mobilidade humana, com o objetivo de refletir temas de teologia bíblica, estimular reflexões dos agentes de pastoral, apoiando a atuação nas múltiplas dimensões dos desafios contemporâneos.
O Fenômeno da Mobilidade Humana
Introduz os estudantes no estudo da mobilidade humana numa perspectiva científica. A partir de elementos e definições das ciências humanas e políticas serão apresentadas tipologias e teorias migratórias. Serão também apresentados alguns elementos essenciais da história das migrações.
Fundamentos da Pastoral da Mobilidade Humana 1
Desenvolve a reflexão teológico-pastoral da Igreja e sublinha por um lado a atenção por um fenômeno específico como a mobilidade humana, por outro a autocompreensão da Igreja como peregrina e migrante.

Para aqueles que concluíram o Ciclo Básico, as disciplinas do Ciclo Avançado são:
Teologia das Migrações
Responde aos desafios que surgem da relação teologia e a realidade desafiante das migrações. Analisando os enfoques que se tem desenvolvido recentemente.
Fundamentos da Pastoral da Mobilidade Humana 2
Apresenta as principais estruturas da Pastoral da Mobilidade Humana a nível mundial, continental, nacional e diocesano.
Ética e Pastoral da Mobilidade Humana
Busca refletir sobre os desafios contemporâneos da Mobilidade Humana. Análise das tensões das políticas migratórias e o direito de migrar. Estabelecer relação entre as teorias migratórias e alguns princípios éticos.
Fundamentos Bíblicos da Pastoral da Mobilidade Humana (Novo Testamento)
Propõe interpretações ao Novo Testamento na ótica da Mobilidade Humana. Oferecendo temas de teologia bíblica para a reflexão crítica dos agentes de pastorais.
Espiritualidade da Pastoral da Mobilidade Humana
Evidencia aspectos da espiritualidade cristã que surgem da reflexão sobre a experiência da Mobilidade Humana.


Corpo Docente
Paolo Parise
José Carlos Pereira
Rosita Milesi
Wellington Barros
Carmem Lussi
Roberto Marinucci
Sidnei Dornelas
Carlos Mário

Informações e Inscrições: eadpmh@missaonspaz.org 
Centro de Estudos Migratórios: 3340-6952
Data de início do Curso: 17/04/2017 


Atenciosamente,
Wellington da Silva de Barros
Centro de Estudos Migratórios - Missão Paz
www.missaonspaz.org
Rua do Glicerio, 255 - Liberdade
São Paulo - SP - Cep. 01514-000
Telefone. 55 11 3340-6952



Nenhum comentário:

Postar um comentário