terça-feira, 11 de abril de 2017

Missão Paz participa do simpósio "Relação de trabalho e migração" em Cuiabá



Os Departamentos de Administração e Psicologia da Universidade Federal do Mato Grosso realizaram no dia 6 de abril o simpósio "Relação de Trabalho e Migração", no auditório da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Campus Cuiabá. Participaram do evento o diretor do Centro de Estudos Migratórios(CEM) / Missão Paz, Pe. Paolo Parise; a auditora fiscal da Secretaria Regional do Trabalho e Emprego do Mato Grosso (SRTE-MT), Marilete Mulinari Girardi; a coordenadora do Centro de Pastoral para Migrantes - MT Cuiabá (CPM), Eliana Vitaliano e o diretor do CPM, Pe. Pedro Freitas Rodrigues.

Em sua fala, padre Paolo explicou que a Missão Paz de São Paulo e o Centro Pastoral para Migrantes de Cuiabá são duas obras da Congregação Scalabriniana e fez referência também às outras presenças no continente americano. A distribuição no território e atuação em rede oferece ações coordenadas e mais incisivas na atuação com os imigrantes e refugiados. E comentou: "Vários imigrantes haitianos ao sair de Cuiabá ou São Paulo rumo aos EUA foram acolhidos na casa scalabriniana em Tijuana, que fica no México, perto da fronteira".


Em um segundo momento Parise considerou três questões: regulamentação migratória, trabalho formal e condições de trabalho dignas. Observou que infelizmente não são realidade consequenciais, no sentido de que quem esta em situação regular do ponto de vista migratório consiga também um trabalho formal. Assim, finalizou deixando ao público presente a reflexão de que conseguir trabalho formal nem sempre é sinônimo de trabalho digno na realidade dos migrantes que se encontram em nosso país.


Missão Paz 

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário