sábado, 22 de abril de 2017

IMIGRAÇÃO HAITIANA E RELIGIÃO - 2º Diálogos no CEM - Missão Paz


O debate sobre religião e migração é significativo para compreender em profundidade algumas estratégias e agências dos migrantes, mas nem sempre é destacado nos debates, pesquisas, políticas públicas e ações de movimentos sociais.
Com o objetivo de contribuir para visibilidade social da questão, o 2º Diálogos no CEM discutirá o tema “Migração e Religião”. Bernadete Marcelino (Mackenzie) abordará sobre a articulação entre imigrantes haitianos, a Igreja Adventista do Sétimo Dia em São Paulo e a criação de um espaço haitiano próprio de celebração. Edin Abumansur (PUC-SP) nos falará sobre a organização de haitianos pentecostais na cidade de São Paulo e suas estratégias para articular espaços próprios de celebração na cidade. Marcos Verdugo (PUC-SP) falará sobre o Vodu haitiano na perspectiva da história dos efeitos e consequências da empresa mercantil, civilizatória e cristianizadora europeia, desde o século XV, se estendendo ao século XXI.
Quais foram os desdobramentos desse processo para os imaginários, linguagens e políticas do e sobre o vodu haitiano e suas tensões com os imaginários cristãos (católicos e protestantes)? Essas questões religiosas influenciam nas estratégias e agências desses imigrantes para a sua organização, acesso ao mercado de trabalho e inserção na vida social brasileira?

Data: 26 de abril, das 14h00 às 17h00.
INSCRIÇÃOcem@missaonspaz.org
Local: Missão Paz/Sala Scalabrini. Rua do Glicério, 225.
Bairro Liberdade. São Paulo-SP.

O Diálogos no CEM também será transmissão ao vivo pela Web Rádio Migrantes em Espanhol 
e pelo Facebook  da Missão Paz  


www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário