sábado, 29 de abril de 2017

Feira de Universidades brasileiras estimula ingresso de estudantes estrangeiros no Brasil

A Embaixada do Brasil em Lima, com o apoio da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), realizou, nos dias 19 e 20 de abril, a primeira feira destinada à apresentar aos peruanos o Brasil como um destino ideal para se estudar no exterior. O evento “Estudia en Brasil” reuniu milhares de estudantes interessados em conhecer os programas de intercâmbio brasileiros. Foi uma oportunidade para que representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil apresentassem as ofertas de vagas em universidades, estágios e pesquisa acadêmica. Apoiada pela Embratur, a Embaixada aproveitou a ocasião para divulgar a oferta turística brasileira, com o intuito de aguçar o interesse dos estudantes em buscar a experiência de estudar no nosso País.
Para o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, o intercâmbio estudantil favorece o fortalecimento da imagem positiva do país junto a um importante público estrangeiro, além de utilizar os estudos como mais um estímulo para que turistas busquem o Brasil. “Esse segmento ocupa uma posição estratégica no planejamento turístico. É um público jovem, formador de opinião, que em geral, dissemina as experiências que tiveram, durante o intercâmbio, em seus países de origem. Além disso, por permanecerem por um tempo que vai além de alguns dias de férias, criam vínculos duradouros com os brasileiros, e com isso, aumentam a intenção de retorno ao país”, afirma Lummertz.
De acordo com estudos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a projeção é que, em 2025, haverá um fluxo 8 milhões de estudantes circulando pelo mundo. Dados do Ministério do Turismo mostram que a procura pelo Brasil como destino para intercâmbio está cada vez mais crescente. Por ano, o país recebe mais de 100 mil estudantes estrangeiros que buscam cursos de graduação, estágios remunerados, voluntariado e cursos de língua portuguesa.
Para ajudar na comercialização de destinos brasileiros voltados ao público estudantil peruano, a Embaixada apresentou aos participantes do evento, por meio de apoio da Embratur, um pouco da cultura brasileira, com apresentações de danças regionais, grupos de samba e capoeira. “Além de ser uma robusta fonte de receitas, o intercâmbio estudantil é uma importante estratégia para influenciar o mundo a visitar o Brasil, além promover a cultura nacional”, reforça Vinícius Lummertz.
Sobre o Programa de Intercâmbio Estudantil da Embratur
Nos últimos anos, as ações da Embratur nesse nicho têm focado no fortalecimento da parceria com as principais associações nacionais e órgãos governamentais, consolidando a participação em ações de promoção internacional. O Instituto desenvolve diversas atividades que promovem o País no exterior, com o objetivo de consolidá-lo como um dos principais destinos educacionais do mundo. É apoiador do “Study in Brazil” – um programa do Departamento de Inbound da BELTA (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais), criado para promover e incentivar a educação brasileira entre estudantes estrangeiros e empresas de intercâmbio internacional.
Em 2017, o foco da Embratur é o mercado sul-americano, dentre eles, o Peru. O comparativo da entrada de estrangeiros dos países vizinhos de 2015 com 2016 mostra que houve uma variação positiva de 9,1% de turistas.
Embratur
www.miguelimigrante.blogspot.com

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