quinta-feira, 5 de abril de 2012

2,4 milhões de pessoas são vítimas do tráfico de seres humanos, afirma UNODC



Cerca de 2,4 milhões de pessoas são vítimas do tráfico de seres humanos, um mercado com lucro anual de mais de 32 milhões de dólares, segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Por conta desses dados alarmantes, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, instou nesta terça-feira (03/04) durante o encontro ‘Combatendo Tráfico Humano: Parceria e Inovação para acabar com a Violência contra Mulher’ na sede da ONU em Nova York, os Estados a aumentarem os esforços para prevenir o tráfico de seres humanos e proteger suas vítimas.

Ele ressaltou que os países precisam aderir a tratados existentes, como o ‘Protocolo da ONU para Prevenir, Suprimir e Punir o Tráfico de Pessoas, Especialmente Mulheres e Crianças’. Além disso, Ban Ki-moon enfatizou que países precisam atacar os problemas responsáveis pelo tráfico, como extrema pobreza, e pediu que países coordenem suas políticas de trabalho e migração.

“Mulheres são tiradas de suas casa e de seus países com falsas promessas. Elas são despojadas de seus passaportes, sua dignidade e sua segurança pessoal”, afirmou o Secretário-Geral.

Fundo Fiduciário Voluntário das Nações Unidas para as Vítimas de Tráfico de Pessoas também foi lembrado. O Diretor Executivo da UNODC, Yury Fedotov, afirmou que um milhão de dólares foram prometidos, mas apenas 470 mil dólares foram doados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário