Eduarda Alcaraz/ SMDS/ PMPA
Evento buscou mapear principais demandas e características dessa populaçãoNeste sábado, 15, a prefeitura realizou, na região do Centro, a 4ª pré-conferência livre sobre migração. O evento, promovido pela Unidade dos Povos Indígenas, Imigrantes, Refugiados e Direitos Difusos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), ocorreu no Centro Ítalo-Brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações, na paróquia Pompeia, das 9h às 17h.
Quem circulou pelo local respondeu a formulários sobre as principais demandas dos migrantes e para mapear as características da população. As respostas serão apresentadas na Conferência Municipal de Migrações, no dia 12 de novembro.
De acordo com o coordenador da Unidade, Mario Fuentes Barba, essa é uma região com muitos migrantes e que precisa de atenção. “Além das atividades da pré-conferência, contamos com a participação de diversos parceiros que nos ajudam a chegar a mais pessoas”, explicou Barba
A equipe de mediadores interculturais da Secretaria Municipal de Saúde fez o levantamento de demandas da área e encaminhamentos para a produção do cartão SUS. O Sine Municipal também esteve presente com o serviço de intermediação de mão de obra e encaminhamento para entrevista de emprego. O Centro de Referência em Direitos Humanos participou explicando os serviços da SMDS e prestou orientações sobre as atividades da prefeitura para a comunidade migrante.
Cibai Migrações - O padre Anderson Hammes chegou à paróquia Pompeia em 2019 e desde então fortaleceu e ampliou o trabalho desenvolvido para os migrantes na Capital. “Eles precisam de documentação adequada, aprender a língua e conseguir um trabalho. Tendo isso, conseguem se desenvolver e formar uma nova vida aqui”.
A congregação oferece aulas de português, oficinas de informática e corte e costura, além de assessoria jurídica e psicológica, acesso à biblioteca, doação de roupas e alimentos. Tudo isso por meio do trabalho de 102 voluntários.
Programação das pré-conferências:
15/10 – Quarta pré-conferência
22/10 – Pré-conferência extraordinária
29/10 – Quinta pré-conferência
12/11 – Conferência Municipal de Migrações
Edição Gilmar Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário