O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, visitou, nesta quarta-feira (29), a Base da Operação Acolhida em Boa Vista (RR). Ele esteve nas instituições e abrigos que acolhem os refugiados venezuelanos que migram para o Brasil devido à crise humanitária na República Bolivariana da Venezuela. O Brasil é quinto país que mais recebe venezuelanos e já interiorizou mais de 76 mil venezuelanos. 33 mil são mulheres. A Operação soma mais de 2,3 milhões de atendimentos a refugiados.
“A estrutura que estou conhecendo aqui me mostra que esta é uma operação vitoriosa. É uma ação que demonstra a fraternidade do Brasil com os vizinhos. E indica que estamos no caminho certo. Acolhendo as pessoas e oferecendo oportunidade a elas. Vamos unir esforços para trabalhar e proporcionar o aumento de vagas e a formalização de empregos para ampliar o atendimento aos venezuelanos!”, disse o ministro.
O Ministério do Trabalho e Previdência atua junto à Operação Acolhida nas ações de capacitação e qualificação dos migrantes e refugiados, em parceria com outros ministérios que também integram o Subcomitê Federal de Acolhimento. A Operação já formou diversos profissionais. Entre aqueles de curso de nível superior estão 93 advogados, 65 enfermeiros e 53 contadores, entre tantos outros. Já nas profissões de nível técnico que mais interiorizaram estão as de auxiliar de produção (562), agricultor (107) e serviços gerais (94). O MTP pretende montar um posto do SINE nas instalações do Centro de Coordenação de Interiorização para facilitar o cadastramento e a inserção desses refugiados no mercado de trabalho.
No fim do dia, acompanhado da chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, Bertha Gadelha, o ministro visitou também o Centro de Atención al Venezolano, uma representação da Embaixada da Venezuela. Eles foram recebidos pelo ministro conselheiro da Embaixada, Tomás Silva. O Centro auxilia os refugiados com a documentação no país e outros procedimentos necessários depois da migração.
Operação Acolhida - Iniciativa do governo federal para acolher as pessoas que buscam o Brasil fugindo de crise humanitária no país de origem. O maior grupo atendido é de refugiados venezuelanos que entram no Brasil pelo estado de Roraima.
gov.br/trabalho
www.miguelimigrante.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário