segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Voluntariado amplia a ação junto aos migrantes

 

Programas de voluntariado trazem benefícios para a saúde de quem pratica e ainda podem ser utilizados para alavancar o currículo (Foto: Arquivo FolhaBV)

A Organização das Nações Unidas instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário, em 1985. A intenção da ONU era promover ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade, ao redor do mundo. A Organização define o voluntário como a pessoa que por seus interesses pessoais e espírito cívico busca dedicar seu tempo em atividades não remuneradas que promovem o bem-estar social ou em outros campos. Programas de voluntariado trazem benefícios para a saúde de quem pratica e ainda podem ser utilizados para alavancar o currículo.

No Brasil, diversas organizações não-governamentais realizam o trabalho.

A Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras tem hoje 11 projetos espalhados pelo mundo. Em Roraima, onde está o projeto “Brasil, um coração que acolhe”, que atua no acolhimento aos venezuelanos, são cerca de 20 voluntários que atuam, principalmente, no setor de interiorização, abrindo e acompanhando os processos de interiorização dos migrantes e refugiados venezuelanos.

“Qualquer pessoa, de qualquer área de atuação, pode propor uma ação para desenvolver nos centros de acolhimento, como oficinas e cursos de capacitação profissional. Toda ajuda é bem-vinda”, disse a organização.

O Acolhimento de famílias em outros estados brasileiros ou mesmo em Roraima, também é uma forma de voluntariado e a pessoa pode manifestar essa intenção no site da Fraternidade sem Fronteiras, clicando em "Quero ser acolhedor".

Para se voluntariar, tem que entrar em contato com o setor de relacionamento da fraternidade (www.fraternidadesemfronteiras.org.br) e solicitar ao mesmo que entre em contato com o projeto "Brasil, um coração que acolhe". O projeto entra em contato com o voluntário para que ambos decidam em qual setor o novo voluntário vai atuar, quantas horas a pessoa pode colaborar, é tudo muito flexível.

“Estamos no estado de Roraima, ajudando nossos irmãos venezuelanos. Hoje mantemos 2 Centros de Acolhimento, 1 Centro de Capacitação e Referência e 1 Setor próprio de Interiorização. São 4 frentes de trabalho e quase 500 pessoas acolhidas. Até o final de 2021, com a expansão de um dos centros, serão 700 acolhidos. Precisamos de ajuda para manter as atividades funcionando todos os dias”, destacou a Fraternidade sem Fronteira.

Outro trabalho voluntário desenvolvido em Roraima é o Mexendo a Panela, um projeto social que nasceu em 2015, idealizado pelo padre Revislande Araújo, da Paróquia Nossa Senhora da Consolata, em Boa Vista (RR).

De acordo com Revislande Araújo, o ´Mexendo a panela´ nasceu nas dependências da paroquia Nossa Senhora da Consolata em 2015. Inicialmente o próprio padre cozinhava e distribuía pelos bairros de Boa Vista marmitas aos dependentes químicos e moradores de rua. 

“No começo eram feitas 40 marmitas por dia para serem entregues àqueles que encontrávamos famintos. Com a chegada dos venezuelanos, a iniciativa se transformou em um projeto muito maior. Hoje atendemos por dia, milhares de pessoas”, disse.

O padre disse que o Mexendo a Panela conta com a ajuda dos fiéis da igreja católica, que se sensibilizaram com a quantidade de brasileiros e imigrantes que viviam em estado de miséria morando próximo à Paróquia Nossa Senhora da Consolata, em Boa Vista.

“O trabalho de distribuições da refeições logo começou a sensibilizar os frequentadores da igreja à doarem e ajudarem no projeto”,

O projeto ganhou parcerias importantes como a Fraternidade sem Fronteira (Organização que atua nos lugares mais pobres do mundo), Maçonaria, entidades religiosas e Rotary Internacional, associação que une voluntários na prestação de serviços.

Além da doação diária de marmitas, o projeto atende também mães carentes de crianças de 0 a 5 anos com doação de fraldas descartáveis e leite, bem como cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Quem tiver interesse em contribuir com o projeto veja como ajudar:

Associação Mexendo a Panela 
CNPJ: 34.999.807/0001-00
Banco do Brasil: 001
Agência: 2.617-4
Conta Corrente: 58.806-7
Presidente: Padre Revislande dos Santos Araújo
Contato: (95) 98105-4466

folhabv.com.br

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário