sábado, 4 de dezembro de 2021

DPE alerta que imigrantes geram aumento na procura por serviços em São Gabriel (AM)

 sao gabriel da cachoeira

Sem estrutura, São Gabriel da Cachoeira tem dificuldade para atender imigrantes (Foto: Clóvis Miranda/DPE-AM)
Da Redação

MANAUS – A DPE (Defensoria Pública do Amazonas) alerta sobre aumento nas solicitações de regularização migratória para residência no Brasil em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus). A DPE não cita números, mas informa que a chegada constante de estrangeiros, principalmente venezuelanos, que entram por trilhas alternativas e via fluvial na tríplice fronteira (Brasil, Venezuela e Colômbia), gerou aumento da procura por serviços públicos no município.  

Atendimento de imigrantes entre os dias 29 de novembro e esta sexta-feira (3) identificou que a maioria é de venezuelanos, alguns sem documento de identificação.  

migrantes sao gabriel
Foram ouvidos 230 migrantes em audiência no município (Foto: Clóvis Miranda/DPE-AM)

Segundo a DPE, muitas crianças e adolescentes, por não terem documentos brasileiros, estão sem ter acesso a escolas e ao SUS (Sistema Público de Saúde). Os que conseguem assistir aulas nas escolas, após pais sensibilizarem profissionais da educação, o fazem na condição de ouvintes, mas sem matrícula que oficialize ou os vincule à rede de ensino. 

De acordo com a coordenadora do Polo Alto Rio Negro da DPE, Isabela Sales, a situação está fora da competência institucional da DPE. “Temos limites estruturais de áreas que ultrapassam nossa competência e nas quais precisamos do apoio dos órgãos que aceitaram o desafio de conhecer a realidade de São Gabriel da Cachoeira para que possamos encontrar caminhos para ajudar a população migrante que necessita de acolhimento, saúde, educação e quer se regularizar no país”, disse. 

Barreira no idioma 

De acordo com a DPE, na esfera judicial um problema recorrente é a falta de um intérprete de espanhol para acompanhar os atos judiciais. O juiz da Comarca, Manoel Átila Autran Nunes, expôs essa carência no município. São Gabriel adotou o espanhol como segunda língua de ensino nas escolas, em substituição ao inglês, idioma vigente na grade curricular de educação no Amazonas. Contudo, as alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional obrigaram o retorno do ensino de inglês. 

migrantes venezuela
Maioria dos estrangeiros são venezuelanos (Foto: Clóvis Miranda/DPE-AM)

A entrada oficial de estrangeiros no Brasil é por Pacaraima, em Roraima, e Tabatinga, no Amazonas. Segundo a DPE, São Gabriel se tornou posto não oficial de ingresso no Brasil. A falta de regularização gera problemas como exploração para o trabalho.

migrantes sao gabriel amazonas
No trabalho informal, venezuelanos disseram que “são explorados” (Foto: Clóvis Miranda/DPE-AM)
Atendimento 

De acordo com a DPE, para atender os migrantes no município só há um agente da Polícia Federal. O Posto Avançado de São Gabriel da Cachoeira atua também no atendimento de crimes transfronteiriços que envolvem tráfico de drogas, contrabando de ouro e crimes ambientais. O posto não foi concebido para a regularização migratória. 

Também participaram da análise dos imigrantes a DPU (Defensoria Pública da União), MPF (Ministério Público Federal), a Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), OIM (Organização Internacional para as Migrações) da ONU (Organização das Nações Unidas) e Pastoral do Migrante.  

amazonasatual.com.br

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário