segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Pessoas sem pátria e terra: a crise mundial de migrantes e refugiados em 2021

 

Fronteira de Belarus com a PolôniaFoto: Reuters

Das multidões sob uma ponte na fronteira dos Estados Unidos com o México e venezuelanos caminhando pela América Latina aos campos de migrantes na Belarus e os esforços para realocar milhares de afegãos após o fim de uma guerra de 20 anos, 2021 foi um ano marcado por crises migratórias.

De acordo com o “World Migration Report 2022” da Organização Internacional para as Migrações (OIM), em 2020 havia cerca de 281 milhões de migrantes internacionais.

No entanto, nos últimos dois anos, ocorreram eventos significativos de migração e deslocamento devido a conflitos ou séria instabilidade econômica e política de diversos países. A Organização das Nações Unidas (ONU) também destaca o deslocamento causado por desastres climáticos.

Em 2020, 89,4 milhões de pessoas viviam deslocadas, estimou o OIM.

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), por sua vez, informou em meados de 2021 que em decorrência de conflitos, violência, violações dos direitos humanos, perseguições e desastres naturais, o número de deslocamentos forçados em todo o mundo ultrapassou 84 milhões de pessoas.

De acordo com a ACNUR, mais de 68% dos refugiados e pessoas deslocadas em todo o mundo vêm de apenas cinco países:

Síria: 6,8 milhões
Venezuela: 4,1 milhões
Afeganistão: 2,6 milhões
Sudão do Sul: 2,3 milhões
Mianmar: 1,1 milhão

Embora em 2020 a situação para refugiados e pessoas deslocadas fosse mais difícil, com um grande número de países fechando as fronteiras devido à pandemia de Covid-19, o acesso ao asilo humanitário salvou e continua salvando a vida de muitos.

No entanto, as políticas de saúde pública – como o “Título 42″ nos EUA – continuam a limitar o acesso ao asilo, de acordo com o relatório da ACNUR.

No que diz respeito à migração no Caribe, nos últimos anos aumentou a presença de pessoas da República Dominicana, Haiti e Cuba.

De acordo com o portal de dados da OIM, algumas dessas pessoas “transitam da Colômbia para o Panamá através da selva de Darien a caminho dos Estados Unidos e Canadá”.

“Mais de 100 mil migrantes até agora, em 2021, cruzaram irregularmente a perigosa selva de Darien Gap para o Panamá, vindos da Colômbia, depois de caminhar por vários países da América do Sul, disse a OIM em comunicado.

CNNBRASIL

www.miguelimigrante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário